Paciente com suspeita de Ebola será transferido para o Rio de Janeiro

Patrícia Santos Dumont e Letícia Alves - Hoje em Dia
11/11/2015 às 13:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:26
 (Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

O paciente com suspeita de ebola internado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Pampulha, em Belo Horizonte, nesta teça-feira (10), será transferido para o Rio de Janeiro, ainda nesta quarta-feira (11). O homem de 46 anos, não identificado pelas autoridades em saúde, foi internado na instituição e, posteriormente, levado para o Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira.

A transferência, conforme informou o Ministério da Saúde, será feita em uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O paciente, que é brasileiro, será internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na capital carioca, referência nacional para casos de ebola.

Ele chegou à capital mineira na última sexta-feira (6) e começou a apresentar os sintomas, como febre alta, dois dias depois.

O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que um protocolo nacional para casos suspeitos de ebola esta sendo seguido. Todas as pessoas que tiveram contato com o doente foram orientadas e serão monitoradas.

"É importante tranquilizar a população. O Ministério da Saúde está tomando todas as medidas que compõesm o protocolo nacional com base em diretrizes da Organização Mundial da Saúde", afirmou o ministro.

Conduta

O paciente, que passou dois meses na Guiné, um dos países da África que mais concentram casos da doença, será submetido a exames de sangue. Os resultados ficam prontos em 24 horas e, em caso negativo para a doença, são repetidos.

Este é o segundo caso suspeito da doença no Brasil. Em outubro do ano passado, um morador de Cascavel, no Paraná, foi monitorado após apresentar sintomas. A doença foi descartada.

A doença

O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. E o vírus só passa de uma pessoa para outra se o paciente apresentar sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte interditou a UPA Pampulha, na manhã desta quarta-feira.

Atualizada às 17h15

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por