Padre é afastado após supostas mensagens trocadas com homem casado se espalharem na internet

José Vítor Camilo
20/09/2019 às 14:38.
Atualizado em 05/09/2021 às 21:51
 (REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

(REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Por "comportamento moral impróprio e escandaloso", a Diocese de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, anunciou na quinta-feira (19) o afastamento de um padre que atuava em Pitangui, cidade de 25 mil habitantes da mesma região. O clérigo, de 58 anos, esteve envolvido em uma polêmica após mensagens trocadas por ele com um homem casado viralizarem nas redes sociais. 

Em uma imagem de uma conversa ocorrida em um aplicativo de troca de mensagens on-line é possível ver um homem não identificado falando que o sacerdote estaria "dando em cima" dele e de outros homens casados desde que chegou na cidade, completando que é casado. "Casado mas não é capado", teria respondido o padre. Depois da resposta, o homem então diz que está ao lado da mulher e que ela viu todas as mensagens. 

O decreto de afastamento, assinado pelo bispo diocesano Dom José Carlos de Souza Campos, foi divulgado pela Igreja Católica nas redes sociais da Diocese. O documento prevê que o padre em questão perde temporariamente o uso de suas ordens, o que o impede de celebrar a Eucaristia, inclusive em privado, de viver em sua residência oficial e de exercer quaisquer atos ministeriais, como batizados, ouvir confissões e ungir enfermos - exceto em perigo de morte. 

"Estas sanções se afiguram como penas medicinais, na expectativa de que a verdade venha à tona e o reverendíssimo padre possa ser readmitido ao exercício do ministério, podendo estas penas ser (sic) retiradas e, tão só expressamente, assim que as acusações forem devidamente apuradas", conclui o texto. 

Motel

Esta não é a primeira vez que o padre de 58 anos vira notícia. Em fevereiro de 2017, ele foi achado ferido em um motel de Divinópolis, às margens da MG-050. Ele entrou no estabelecimento em um carro e acompanhado de um homem, mas só foi encontrado na manhã seguinte, quando uma funcionária abriu a suíte para fazer a limpeza. 

O clérigo estava com ferimentos e sintomas de embriaguez, além de a princípio ter se recusado a se identificar. Após ser levado de táxi para um hospital da cidade, ele disse para os médicos que não se lembrava do que aconteceu, mas somente que estava dirigindo um carro. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por