Painel de Burle Marx será inaugurado na Praça da Assembleia

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/11/2016 às 08:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:52

A obra será inaugurada na quinta-feira (30), em mais uma etapa da requalificação do espaço de lazer localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, tendo como coautor Haruyoshi Ono, discípulo e sócio dele, o painel fazia parte do projeto original da Praça Carlos Chagas. 

Idealizado em 1975, a obra é produzida em concreto especial que foi fundido numa parede próxima à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. O painel é composto por imagens abstratas em alto e baixo relevos e algumas fontes de água, que serão ligadas na inauguração, revelando toda a beleza do monumento.

Haruyoshi Ono, hoje diretor-geral do Escritório Burle Marx, é esperado para a cerimônia de lançamento da obra, às 19h.

Reforma

Inaugurada em 1972 e tombada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, a requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos. A nova praça, o coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. 

O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira são sucesso entre a criançada desde a reinauguração.

O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 102 novas árvores (56 na praça e 46 no entorno) e irrigação automatizada com mais aspersores. No entorno da praça, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por