Pais de menores baderneiros na mira da polícia e lojistas se preparam para novos ataques

Danilo Emerich e Jefferson Delbem - Hoje em Dia
27/08/2013 às 21:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:23

Os pais dos menores envolvidos nas confusões dos shoppings Norte e Minas, em Belo Horizonte poderão responder pelas transgressões dos filhos. Aproximadamente de 20 a 30 pessoas foram identificadas pela Polícia Civil (PC) e responderão por crimes diversos, como dano ao patrimônio, ameaças e perturbação do trabalho e do sossego.

Segundo o chefe do 1º Departamento da PC da capital, Anderson Alcântara, os próximos encontros, agendados pelo Facebook, previstos para 31 de agosto e 7 de setembro, serão monitorados. “Sabemos de mais envolvidos e vamos identificar todos. No caso dos menores, chamaremos os pais para questioná-los”, disse o delegado.

O perfil dos jovens envolvidos tem entre 15 e 19 anos, de todas as classes sociais. A motivação dos encontros, segundo Alcântara, é diversificada. “Querem bagunça, uma farra. Porém, há infiltrados que buscam cometer crimes e influenciam os demais”, explicou.

Presença garantida

Pela rede social, até a tarde desta terça-feira (27), mais de 750 pessoas confirmaram a presença no “1º Encontro do Boulevard Shopping”. O "convite" é semelhante aos que foram feitos para o Shopping Norte, em Venda Nova, e Minas Shopping, na região Nordeste. O evento é descrito como um “passeio para que jovens possam conhecer, namorar, paquerar, ficar e outras coisas”. Já para o encontro do dia 7 de setembro, 300 jovens confirmaram presença, no Shopping Oiapoque, no Centro.

No Facebook, um dos organizadores chegou a postar a foto de um dos shoppings explodindo. Vários jovens publicaram palavras ofensivas. Uma garota disse que “todo mundo vai lombra o shopping igual ocorreu no Minas”, deixando clara a intenção do grupo. Em outro comentário, um deles incentiva o arrastão e diz. “Vamos trombar todo mundo na pracinha em frente o batalhão”.

 

Chamada semelhante foi postada na rede social para o evento no Shopping Oiapoque dia 7 de setembro (Foto:Reprodução/Facebook)

 


Segurança reforçada

Os lojistas do Shopping Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte, um dos locais previstos como próximo “encontro”, garantem que entrarão em conflito com os jovens se houver ameaças de depredação.

Ciente da intenção dos adolescentes, a gerente do Shopping Oiapoque, Mara Ketlen, revelou que o estabelecimento se preveniu. A segurança interna será reforçada e menores só terão acesso ao local se acompanhados dos pais.

“Temos mais de 900 box, onde além dos funcionários, os próprios proprietários estão presentes. E lá defenderão seus comércios. Seremos mais de 900 seguranças. Acredito que os jovens são inteligentes o bastante para não tentarem nada”, disse Mara.

Já a assessoria de imprensa do Shopping Boulervard, local escolhido como evento no próximo sábado, informou que também tem conhecimento da situação e que medidas serão tomadas para manter a segurança. “A administração está em contato com a Polícia Militar e o Juizado de Menores para ajudarem em um plano de ação e evitar transtornos”, informou em nota.

Até agora, três centros comerciais – o Itau Power Shopping, em Contagem, na Grande BH, o Shopping Norte, em Venda Nova, e o Minas Shopping, na região Nordeste - foram alvo dos encontros, que acabaram em tumulto e furtos.

Nesta quinta-feira (29), a Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) se reunirá com os representantes dos shoppings e da polícia para conversarem sobre o problema e buscar uma solução.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por