Pane em Itaipu provoca apagão em BH e outras 20 cidades mineiras

Wallace Graciano (*) - Do Portal HD
04/10/2012 às 00:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:47

Uma pane em um dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, provocou um blecaute em Belo Horizonte e outras 20 cidades mineiras, na noite desta quarta-feira (3). Parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e os Estados do Acre e Rondônia também sofreram corte na distribuição de energia.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), não se sabe ainda que tipo de pane afetou o transformador. O problema teve início às 20h56. O sistema de geração de energia começou a se normalizar às 21h22.

Na capital, moradores de Venda Nova sentiram os efeitos do blecaute. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as cidades de Nova Lima e Ribeirão das Neves ficaram no escuro, assim como parte da população de Sete Lagoas, na região Central. O apagão também foi sentido em Bom Sucesso, Caxambu, Lavras, Passos e Santo Antônio do Amparo, no Sul do Estado.

No Norte de Minas, Pintópolis e São Francisco ficaram parcialmente sem luz, assim como Novo Cruzeiro, Malacaxeta e Poté, no Leste do Estado. Quem também sentiu os efeitos da queda de luz foram os moradores de Araxá, Uberlândia, Uberaba, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas, no Triângulo Mineiro.

Ainda, segundo o ONS, a pane gerou perda em Itaipu, obrigando o envio imediato de um pedido às empresas distribuidoras que suspendessem momentaneamente a distribuição para aliviar e equilibrar o sistema.

Em São Paulo, a Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 cidades do Estado, informou que o corte durou entre 2 e 5 minutos e atingiu pelo menos oito cidades da Região Metropolitana. Na capital, ficaram sem energia elétrica alguns bairros das zonas sul e leste. Na Grande São Paulo, foram afetados 695 mil clientes.

O ONS informou ainda que a queda da energia no estádio Centenário, em Resistência, na Argentina, onde jogariam as seleções do Brasil e da Argentina, não está relacionada com problema em Furnas. Durante 27 minutos de pane no sistema, o País, segundo o ONS, perdeu entre 3 mil e 3,5 mil megawatts.

No Rio de Janeiro, ficaram sem energia alguns bairros da capital fluminense e municípios da Baixada e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária Ampla, que atende as cidades de Niterói, São Gonçalo e da Região dos Lagos, a interrupção no fornecimento começou às 20h55. Em 80% das cidades cobertas pela Ampla, a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, nas demais, a interrupção foi por cerca de 30 minutos. A energia foi totalmente restabelecida pouco antes das 21h30.

Na área coberta pela Light, a queda de energia atingiu algumas subestações do município do Rio, além de Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense. A interrupção no fornecimento não chegou à zona sul da capital fluminense nem no centro financeiro do Rio.

(*) Com Agência Estado


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por