O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (21) os monsenhores Geovane Luís da Silva e Otacílio Francisco Ferreira Lacerda como bispos auxiliares para a Arquidiocese de Belo Horizonte. O anúncio foi comemorado pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom João Justino e dom Edson Oriolo.

"Com muita alegria, agradeço ao Papa Francisco e ao Núncio Apostólico, pela delicadeza na acolhida do pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte: os dois bispos auxiliares nomeados para as grandes e importantes tarefas missionárias e evangelizadoras de nossa Igreja", declarou dom Walmor. "Tenho certeza de que os monsenhores irão colaborar de forma  eficaz em todas as necessidades do povo de Deus na nossa Arquidiocese. Estou certo que serão recebidos com muito apreço por todas as nossas comunidades de fé", continuou.

Perfil:

Monsenhor Otacílio Francisco Ferreira Lacerda
Nascido em Palma (MG), em 17 de novembro de 1960, padre Otacílio é pároco da Paróquia Santo Antônio, em Gopoúva - Diocese de Guarulhos (SP). Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. Em 1996, formou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Presidente do projeto missionário Norte 1 e Sul 1, é  assessor das pastorais Operária e da Juventude; Superintendente da Cáritas Diocesana e representante dos presbíteros de 2003 a 2010. Atualmente, é membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo da diocese, e coordenador diocesano de pastoral. 

Monsenhor Geovane Luís da Silva
Padre Geovane nasceu em Barbacena (MG), em 21 de junho de 1971. Atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Cursou filosofia e teologia no Seminário São José, em Mariana (MG), e foi ordenado presbítero no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí (MG). É mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática, e pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Padre Geovane também é membro do Colégio de Consultores e promotor de justiça no processo de beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida.