A histórica cidade de Tiradentes, na Região Central de Minas, está fechada para a visitação de turistas. O decreto, que entrou em vigor nesta quinta-feira (2), tem como objetivo frear a propagação do coronavírus no município. 

Em nota, a administração municipal informou que a cidade estará fechada para todo e qualquer tipo de visitante. "Você, morador, não convide pessoas para virem a Tiradentes, pois, não serão autorizadas a entrarem no município".

De acordo com o documento, a entrada de moradores de outras cidades pode acontecer em alguns casos específicos, como:  compras de gêneros alimentícios, medicamentos e produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal; comparecimento ou acompanhamento em consultas, tratamentos ou realização de exames; realização de saque e depósito; comparecimento ao trabalho em atividades essenciais (o empregado deve mostrar a identidade funcional). 

Para conter a entrada de turistas, o decreto determina também a extensão de barreiras sanitárias na cidade e intensificação dos agentes da prefeitura na fiscalização do fluxo de pessoas em Tiradentes. 

Quem infringir e descumprir as determinações, pode ser multado. No caso dos comerciantes, os estabelecimentos podem ser interditados. A fiscalização será feita pelas secretarias de Administração, Finanças e Saúde. O comércio segue restrito aos serviços essenciais.

De acordo com a Prefeitura de Tiradentes, o município tem três casos confirmados de coronavírus, sendo uma morte.