Parceria com banco alemão permitirá melhorias nas estruturas de parques estaduais em Minas

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
17/08/2016 às 16:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:25
 (Evandro Rodney/IEF)

(Evandro Rodney/IEF)

Uma parceria entre órgãos ambientais de Minas e o Banco Alemão de Desenvolvimento KfW Entwicklungsbank vai possibilitar melhorias na estrutura de alguns dos parques estaduais do estado, através de recursos destinados ao Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais (Promata II). A intenção é promover o uso sustentável e a recuperação da Mata Atlântica.

Uma das unidades que receberá um aporte de recursos é o Parque Estadual do Pico do Itambé, que receberá aproximadamente R$ 300 mil para a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia. Além disso, outros R$ 7 milhões serão investidos nas obras de implantação de duas portarias, centro de visitantes, área de camping e heliponto, além da reforma da Fazenda São João, que abrange auditório, sede administrativa, alojamentos e laboratório para pesquisa e educação ambiental.

“A estruturação da visitação das unidades de conservação tem uma importância fundamental no processo de desenvolvimento do turismo na região com bases sustentáveis. Com recursos naturais de destaque estas áreas protegidas podem contribuir decisivamente na diversificação e enriquecimento dos atrativos da região e na sua consolidação como um destino turístico”, enfatiza a gerente das Unidades de Conservação Estaduais do Instituto Estadual de Florestas, Cecília Vilhena.

Como a licitação já foi concluída e os recursos já foram aprovados, falta apenas a emissão da ordem serviço para que os trabalhos sejam iniciados. A mesma unidade recebeu, também, uma maior estruturação de suas trilhas incluindo sinalização com intuito de ordenar e controlar a visitação, além de fornecer maior segurança e conforto aos visitantes e minimizar o impacto da visitação aos recursos naturais.

Já no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, a Fazenda Brigadeiro, do século XIX, e tombada pelo município de Araponga, será restaurada e receberá, em seu entorno, quiosques, casa de vigilante, espaço multiuso para palestras e educação ambiental, vestiário e estacionamento.

“A iniciativa pode favorecer as comunidades em sua área de influência, criando oportunidades para sua inserção na atividade turística e fortalecer a conscientização sobre o meio ambiente e sua conservação, estabelecendo um padrão para a visitação em toda a região que permita compatibilizar desenvolvimento econômico, bem estar social e proteção à natureza”, ressalta a gerente do IEF.

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça está recebendo um novo centro de visitantes. A obra é uma das condicionantes do licenciamento ambiental da Vale na região. As ações no PE do Itambé e na Fazenda Brigadeiro serão concluídas recursos do Promata e também com recursos advindos de compensação ambiental.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por