Parque Ecológico é fechado para vistoria e remoção de carrapatos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/09/2016 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:56
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia/Arquivo)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia/Arquivo)

O Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, foi fechado para visitação na manhã desta quinta-feira (22). A área verde está sendo vistoriada por agentes de zoonoses e veterinários, que recolhem carrapatos em diversos pontos do local. Os ácaros serão enviados para laboratório para identificar se são Amblyommasculptum, popularmente conhecidos como carrapato-estrela,  transmissor da febre maculosa. 

A previsão da Fundação Zoobotânica (FZB) é de que o parque seja reaberto na parte da tarde. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a ação também será realizada na orla da Lagoa da Pampulha, mas o ponto turístico não será interditado. Após o resultado dos laudos, o grupo intersetorial formado por representantes do Ministério Público, prefeitura e Ibama vai definir os próximos passos. "Feito isso, o grupo de trabalho irá decidir sobre a conveniência de aplicação de carrapaticida", ressaltou a secretaria.

A segurança do Parque Ecológico foi colocada em xeque após a morte de um menino de 10 anos por febre maculosa. O local do contágio da doença ainda está sendo investigado pelas autoridades. Contudo, a criança frequentou o Parque Ecológico da Pampulha dias antes de sentir os primeiros sintomas da doença.

Funed analisa 15 casos suspeitos de febre maculosa no país, sendo cinco em Minas
Futuro das capivaras da Pampulha começa a ser definido nesta quarta
Secretaria de Saúde publica dicas de prevenção para evitar a Febre Maculosa

Manejo de capivaras

De acordo com a SMSA, a situação das capivaras, um dos hospedeiros do carrapato-estrela, ainda do Ibama para isso", frisou.

A PBH destacou, ainda, que o grupo intersetorial elabora um plano para que a Sudecap avalie a inclusão das ações de combate ao carrapato-estrela e de manejo das capivaras em processo licitatório que já está em andamento. "O objeto desta licitação será a contratação de serviços especializados para a realização de monitoramento ambiental e qualidade das águas na bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha".SES/Divulgação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por