Parque Municipal completa 118 anos com programação especial

Letícia Alves - Hoje em Dia
26/09/2015 às 12:30.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:51

Mais antigo do que a capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro da cidade, completa neste sábado (26) 118 anos. Para comemorar a data, são realizadas diversas atividades para os visitantes. O primeiro dia de festividades, que se estendem até domingo, contou com exposições, campanhas educativas, jogos e oficinas.

As ações são desenvolvidas pela Fundação de Parques Municipais (FPM), com o apoio da Fundação Zoo-Botânica (FZB). Durante a manhã de sábado, foram realizadas oficinas de reutilização de materiais, trilhas ecológicas guiadas e esquetes teatrais, além de distribuição de mudas e sementes.
Às 14h o público poderá assistir apresentação do Coral Sebastião Vianna, realizada pelo Museu Nacional da Poesia.

Importância
Antes de sua implantação, a área abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo. Hoje, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Entre seus mais de 180 mil metros quadrados, encontram-se árvores centenárias, espécies nativas e exóticas.

Diretor de parques da área Sul da FPM, Homero Brasil, ressalta que, além da beleza natural e paisagística, o Parque Municipal guarda importante acervo histórico, como o bebedouro dos burros, as réplicas da Vênus de Milo e da Vitória de Samotrácia, cujos originais estão expostos no Museu do Louvre, em Paris.

Percepções
Para quem trabalha próximo, o Parque Municipal é um refúgio. Já para quem frequenta aos finais de semana, é sinônimo de descanso e também de diversão. A pedagoga de Nova Serrana (Centro Oeste de Minas) Natália Macedo, de 21 anos, sempre vai ao parque quando está em BH. “É muito relaxante. Tem brinquedos para as crianças e muito verde para fazer piquenique. Gosto de tudo”, disse

Já Andreia Ferreira Maia Vilela, de 45 anos, traz a filha Carolina Marjorie, de 5 anos, aos finais de semana para passear. “O espaço é muito bom. Ela adora andar no cavalinho e no carrossel. Aqui é um oásis no meio da confusão da cidade”, afirmou.

 

Confira a programação completa do aniversário do parque:

 

Sábado, dia 26

Das 9h às 15h, na Praça da Administração:

Exposição em comemoração ao Dia da Árvore com distribuição de sementes
Exposição Fotográfica Itinerante dos Parques Municipais da Fundação de Parques Municipais “Vem pro Parque”
Tenda informativa da Fundação de Parques Municipais
“Sat sanga reunião em boa companhia” (Ásanas/Meditação/Sat Sanga). Atividades realizadas pela Associação Mineira de Yoga (Amyoga).

Das 9h às 12h, na Praça do Teatro:

Exposição de equipamentos para combate a incêndios florestais, realizado pela Amda (Associação Mineira de Defesa do Ambiente)

Às 11h, na Praça do Trenzinho:

Jogo interativo “Tabuleiro da Saúde”.

Às 11h e às 14h, na Praça da Administração:

Oficinas de reutilização de materiais naturais, realizada pela equipe de Educação Ambiental do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Às 14h, no Coreto:

Apresentação do Coral Sebastião Vianna, realizada pelo Museu Nacional da Poesia.

Domingo, dia 27

Das 9h às 12h, na portaria principal da Avenida Afonso Pena:

Doação de mudas de árvores nativas e frutíferas pelo projeto “Boi Rosado Ambiental”.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por