Neste domingo (22) celebras-se, mundialmente, o mais importante recurso natural: a água. Para debater o precioso líquido e colocar em prática ações para um consumo mais consciente, os parques municipais de Belo Horioznte receberão uma programação especial. Segundo o presidente da Fundação de Parques Municipais, Hugo Vilaça, as atividades têm como proposta sensibilizar os visitantes sobre a importância das áreas verdes, dos recursos hídricos e o papel de cada um na preservação do meio ambiente. “Precisamos ter um uso mais racional e consciente dos recursos naturais”, disse. 
 
Confira a programação:
 
 • Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro)
 
Será realizado, das 9h às 15h, o “Grito pelos rios e montanhas de Minas”, que reúne atividades de conscientização. A programação inclui shows dos grupos Samba 5 e Bate Boca, oficinas de educação ambiental, distribuição de mudas de árvores nativas, exposição de fotografias dos rios de Minas, narração de histórias e exposição de projetos sobre a água desenvolvidos pelas instituições participantes. Haverá, ainda, uma “bicicletada”, que sairá do Parque das Águas, no Barreiro, e terminará no Parque Municipal. Durante o trajeto serão mostrados os aspectos de poluição e abandono do Ribeirão Arrudas. Às 12h, os presentes darão um abraço simbólico em uma das lagoas do parque.  
 
- Programação no Parque Municipal
10h às 12h - Grupo de chorinho do Sesc-MG
13h30 às 15h - Grupo de samba do Sesc-MG 
 
Atrações diversas: Unidade Móvel de Educação Ambiental; exposição do “Mapa de Águas da RMBH”; Oficinas de educação ambiental; Atividades lúdicas; Intervenções artísticas; Exposição de fotografias; Narração de histórias; Distribuição de mudas de árvores nativas;  Cortejo de bicicletas; Grupo de percussão e arrastão de maracatu.
 
• Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas) (Avenida Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa)
 
As atividades serão realizadas das 9h às 13h. Os perigos e cuidados com a dengue serão apresentados no esquete “Os Repentistas", do Mobiliza SUS. Com a mesma temática, o estande da equipe de Zoonoses irá orientar sobre formas de combate ao mosquito e formas de evitar o acúmulo de água. 
 
Serão oferecidas oficinas de fabricação de sabão e criação de puff com garrafas pet, artesanato e poesia. Na oficina “Águas Poéticas”, crianças e adolescentes serão convidados a pensar a literatura tendo como elemento sustentador a água. Serão trabalhados aspectos da consciência social, ambiental e emocional; expressão corporal, cognição e temporalidade. Um bate-papo e troca de experiências com os artistas convidados finalizam a atividade.  A programação conta ainda, com apresentações da Banda do Exército e coreografia de zumba com participantes da Academia da Cidade.  
 
- Programação Parque Roberto Burle Marx
9h10 – Apresentação Banda do Exército
10h – Atividades de interação com a mascote de educação ambiental da Vallourec, Sabina, e oficina Águas Poéticas.
10h10 – Apresentação do esquete do Mobiliza SUS
10h30 – Apresentação Academia da Cidade
11h – Oficinas de fabricação de sabão; criação de puff com garrafa pet; e artesanato.
 
• Atividades escolares nos parques da região Norte
 
Monitores do Parque Primeiro de Maio estão desenvolvendo a Semana da Água, com participação da Escola Municipal Josefina de Souza Lima. Entre as ações, oficinas, trilhas e dinâmicas que discutem o ciclo da água, as bacias hidrográficas e a importância dos recursos hídricos. Os alunos farão apresentações culturais desenvolvidas na escola e nesta sexta-feira, dia 20, haverá um plantio com a proposta de preservar a mata ciliar existente no parque. Também nesta sexta, o Centro de Educação Ambiental (CEA)  Norte, sediado no Parque Nossa Senhora da Piedade (Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, bairro Aarão Reis), irá promover, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a FPM, o evento "De mãos dadas com a água", com participação de alunos da região, das 13h30 às 17h.
 
O objetivo é mostrar o papel local e a parceria dos CEAs com as escolas municipais na busca pela valorização da água e conscientização sobre os recursos hídricos.
 
(* Com PBH)