Parques de BH devastados por incêndios serão vistoriados por Comissão de Meio Ambiente nesta semana

Patrícia Santos Dumont*
pdumont@hojeemdia.com.br | @patriciafsdumont
25/10/2020 às 10:12.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:52
 (Bombeiros/Reprodução)

(Bombeiros/Reprodução)

Dois parques municipais de Belo Horizonte, que tiveram a vegetação devastada por incêndios entre setembro e o início deste mês, passarão por vistoria esta semana. As visitas aos locais serão feitas pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal.

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, no bairro Castelo, região da Pampulha, será vistoriado na próxima terça-feira (27). Já o Parque Paulo Berutti, no São Bento, região Centro-Sul, receberá a visita dois dias depois, na quinta (29).

Criminosos

O motivo das vistorias, conforme a Câmara Municipal de Belo Horizonte, é que há suspeita de que ambos os incêndios tenham sido criminosos. O fogo no bairro Castelo começou no último dia 5. O local, que tem aproximadamente 312 mil m², teve quase 40% da área destruída - 10% em apenas um dia.

No parque do bairro São Bento, foram identificados buracos numa cerca de proteção, o que também levanta suspeita de que houve ação humana. O Parque Paulo Berutti foi criado em 1998 e tem uma área aproximada de 29 mil m².

Ainda de acordo com a Câmara, durante as visitas técnicas, representantes da Fundação de Parques Municipais deverão apresentar relatório de ocorrência de incêndio do Corpo de Bombeiros, Plano de Combate a Incêndio das respectivas unidades de conservação, bem como infraestrutura e equipamentos existentes para viabilizá-lo.

* Com informações da Câmara Municipal de BH

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por