Parte de teto da Feira Shop desaba e árvore atinge dois carros no Barro Preto

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br
19/10/2018 às 18:04.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:20
 (Riva Moreira/Hoje em Dia)

(Riva Moreira/Hoje em Dia)

Após a tromba d’água, que atingiu a região Central de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (19), parte do teto da Feira Shop, na avenida Augusto de Lima, no Barro Preto, desabou. O acidente provocou o fechamento do estabelecimento que está interditado temporariamente pela Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

Testemunhas disseram à reportagem do Hoje em Dia, que placas do forro no corredor central do prédio, que fica em frente à sede do Cruzeiro, se deslocaram com a chuva. "A gente já tinha ouvido barulhos na chuva de ontem (quarta-feira, 18) e hoje mais uma vez os barulhos ocorreram. Quando começou a cair o teto, foi uma correria desenfreada. A gente nem soube o que fazer, só quis correr", afirmou a serviços gerais Ana Luiza do Nascimento, de 48 anos.

Segundo a Defesa Civil, como a estrutura do forro de PVC do teto ficou comprometida, o prédio ficará interdidato temporariamente. Na próxima segunda-feira, técnicos do órgão voltarão à feira para verificar se os trabalhos de recuperação da estrutura danificada estão nos padrões estabelecidos pelas equipes de segurança. "Nós constatamos um deslocamento do forro e bem como do forro da estrutura metálica e há risco eminente de queda da estrutura de PVC. Será elaborada uma notificação de risco para empresa, para que ela contrate um profissional habilitado para que faça as ações corretivas em caráter de urgência", afirmou Marcus Vinícius Vitório, agente da Defesa Civil de Belo Horizonte.

Conforme as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o prédio está com alvarás e licenças em dia, tanto na prefeitura quanto nas forças de segurança. "É importante salientar que o que ocorreu aqui foi um fenômeno natural", disse Vitório. Os lojistas e expositores não foram autorizados a retirar os pertences da feira.

Os administratores se mostraram otimistas com o retorno das atividas. A previsão deles é que o local seja reaberto já na próxima segunda-feira (22). “A princípio, pelo que vi lá, o estrago não foi tão grande. Acredito que foi uma coisa mesmo em função do vento e eu tenho bastante convicção que amanhã, neste final de semana, a gente vai trabalhar para recuperar a estrutura durante a noite, se necessário, e reabrirmos assim que autorizados pela Defesa Civil, que vamos respeitar a determinação deles”, afirmou Gentil de Carvalho, responsável pela parte de infraestrutura da Feira. O prédio é alugado pelos administradores. Nenhum responsável pelo edifício foi localizado pela reportagem para comentar o incidente.

Queda de árvore

Não foi só na Feira Shop que houve prejuízos. No mesmo quarteirão, uma árvore caiu e atingiu dois carros, derrubando parte da fiação de alta voltagem em pleno horário de pico. Apesar do movimento, apenas dois carros foram atingidos e ninguém ficou ferido. Segundo testemunhas, o trânsito entre as ruas Araguari e Paracatu já estava parcialmente fechado, pois o Corpo de Bombeiros estava atendendo a ocorrência na Feira Shop.

Outras duas árvores caíram em ruas do entorno, mas em ambos os casos ninguém ficou ferido. O tráfego no Barro Preto ficou congestionado em vários pontos até por volta das 19h. Equipes da BHTrans foram deslocadas para organizar o fluxo de veículos. Dois quarteirões ficaram sem energia pois um gerador de luz foi atingido por uma árvore que caiu. Uma farmácia teve a proteção de vidro destruída pela força dos ventos.

Segundo a Defesa Civil, catorze ocorrências foram registradas na cidade durante a chuva desta sexta-feira. As principais foram quedas de árvores (3) e riscos de danificação de edificações ou trincas (4). Houve também um desabamento de muro, no bairro Carlos Prates 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por