Parte do telhado do salão principal do centro de convenções Minascentro, no Centro de Belo Horizonte, desabou na tarde desta sexta-feira (27). O problema cancelou uma colação de formatura de uma instituição particular de ensino superior devido ao risco da estrutura de gesso ceder. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.
 
Viaturas da corporação foram deslocadas para o local por volta das 14h . Não foi informado a extensão dos danos, mas o problema teria sido causado devido a forte chuva que atingiu BH nesta sexta-feira, A água não escoou pela calha, invandido o forro do teto e encharcando o gesso e denificando também o piso e o estofado.
 
Para a noite desta sexta-feira, uma colação de grau de ensino superior estava agendada no local. Na porta do centro de eventos, 1.700 pessoas entre formando e parentes, que souberam do cancelamento da festa apenas no horário marcado para a celebração, às 18h. "O email informando do cancelamento chegou às 18h. Já estava todo mundo aqui. Minha familia veio de Janaúba, no Norte de Minas, e agora não irão ver meu sonho ser realizado", disse a formanda Ângela Maria lopes. 
 
A frustração também era compartilhada pelos parentes dos formandos. "Houve um falta de organização por parte da faculdade e do Minascentro. Eles sabiam que o local estava inundado desde o início da tarde, porque isso não foi avisado antes", disse o engenheiro civil de Pará de Minas, Afonso Morais, que estava em 25 pessoas para a formatura do filho Rafael. 
 
Silva Rocha, representante do MinasCentro, disse que logo após a chuva, militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para realizarem vistoria no local. "Quando detectamos o vazamento , eles foram acionados. Foi um problema na calha. Fomos orientados a não correr o risco", explicou.
 
Ainda de acordo com Rocha, todo o trabalho de reparo, limpeza e manuntenção está sendo realizado no espaço. "Acredito que todo o reparo fique pronto até amanhã. Estamos disponibilizando toda a semana que vem para a realização do evento da faculdade, que deverá escolher a melhor data". 
 
Os formandos e familiares acionaram a Polícia Militar para registrar um Boletim de Ocorrência. "A frustração é grande. Meu baile será amanhã (sábado) e não terei colado grau. É o sonho de todo graduando", disse a formanda Luciana Andrade, de 24 anos.
 
 A assessoria de imprensa do Minascentro não atendeu as ligações do Hoje em Dia para comentar o caso.
 
Histórico
 
Não é a primeira vez que o centro de convenções sofre problemas do tipo. Em 3 de abril do ano passado, o telhado do Minascentro também caiu após uma chuva forte. Na época, um buraco de seis metros quadrados se abriu e parte do local precisou ser isolado, sem afetar o funcionamento do espaço e sem deixar feridos.
 
(* Com Gabriela Sales - Hoje em Dia)
 
Atualizada às 20h47