Usuários do transporte público coletivo de Belo Horizonte poderão registrar protocolos de reclamações por meio de um aplicativo da prefeitura, o PBH App. O serviço está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS e conta com outras modalidades relacionadas ao transporte e trânsito da capital mineira.

Os relatos feitos pela plataforma são automaticamente recebidos pela unidade da administração municipal que cuida do assunto. O objetivo, conforme informou o Executivo, é aperfeiçoar e modernizar os processos da BHTrans, visando melhorar a experiência do usuário.

“A ideia é que maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer momento, sem filas, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e acompanhar tudo de casa mesmo”, diz o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e responsável pela Subsecretaria Modernização da Gestão, Jean Mattos.

Segundo a PBH, a avaliação da qualidade do transporte coletivo ainda pode ser feita pelo aplicativo. O recurso está disponível desde 2019 e ajuda na coleta de dados estatísticos para a melhoria do serviço. Atualmente, um Portal de Serviços consolida informações sobre 1.120 serviços prestados. Desses, 560 podem ser solicitados pela internet e 73 pelo aplicativo PBH APP.

Confira os serviços da BHtrans que passam a ser solicitados pelo BH Digital:

  • Reclamações referentes ao transporte coletivo (também pode ser solicitado pelo PBH APP)
  •  Acessibilidade no transporte coletivo
  • Criação ou extinção de linha de ônibus
  • Declaração sobre transporte ou trânsito
  • Disponibilização de documentos referentes a notificações de trânsito
  • Dispositivos de Segurança - Implantação de ilha, canteiro, gradil, rotatória
  • Dispositivos de Segurança - Implantação de redutor de velocidade (quebra-mola)
  • Elogio à taxista ou transportador escolar
  • Elogio/Reclamação sobre ações da BHTrans
  • Emissão de cópia de laudo de perícia
  • Fiscalização do transporte coletivo
  • Implantação de ciclovia, ciclofaixa ou bicicletário
  • Implantação de radar, detector de avanço de sinal ou de faixa exclusiva
  • Implantação/Manutenção - Faixa de pedestres
  • Implantação/Manutenção de sinalização horizontal
  • Implantação/Manutenção de sinalização vertical
  • Informação sobre transporte coletivo
  • Informações sobre notificações de trânsito/multas
  • Multa de Trânsito - Solicitação de efeito suspensivo
  • Notificações de Trânsito - Disponibilização de imagens (foto/vídeo)
  • Ônibus - Implantação/Manutenção de ponto de embarque/desembarque
  • Ônibus - Solicitação de alteração de itinerário
  • Ônibus - Solicitação de alteração de quadro de horário
  • Ponto de Ônibus - Implantação/Manutenção de painel eletrônico
  • Realização de estudo de circulação em vias públicas
  • Táxi - Cobrança Abusiva/Sonegação de troco
  • Táxi - Implantação de ponto
  • Táxi - Reclamação de aumento de itinerário pelo taxista
  • Táxi - Reclamação de recusa de viagem
  • Táxi - Reclamação do comportamento do taxista
  • Táxi - Reclamação do comportamento do taxista - pessoa com deficiência
  • Transporte Escolar – Reclamação sobre transportador escolar

Leia mais:
PBH abre consulta pública para sugestões de melhorias em trecho de ciclovia da orla da Pampulha
Diretor de escola municipal de BH mostra, passo a passo, como será recepção de alunos
Assembleia de Minas decreta luto de três dias em razão das 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil