Tem circulado pelas redes sociais, vídeo que mostra a passarela que liga o bairro Lagoinha à estação do metrô, no Centro de Belo Horizonte, balançando durante a travessia de pedestres.

Nas imagens, é possível ver que a estrutura oscila enquanto as pessoas passam. “Gente, olha o viaduto, a passarela do Lagoinha está balançando. Como é que passa?”, diz a pessoa que gravou o vídeo.

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que realiza vistorias técnicas periódicas na passarela da Lagoinha e que a estrutura não apresenta nenhuma evidência de risco aos usuários.

Conforme o comunicado, a estrutura de concreto da passarela é apoiada sobre uma base de neoprene, tipo de material construtivo que permite a dilatação e a movimentação parcial do conjunto. Essa é uma técnica de construção própria para obras dessa natureza e amplamente utilizada pela engenharia, afirma a CBTU.

A prefeitura de BH também destaca que a passarela não corre risco de desabar, mas que o local vai ser vistoriado pela Defesa Civil e Sudecap.