Passeata em BH neste sábado alerta para a importância da doação de órgãos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/09/2016 às 11:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:56
 (Divulgação/Arquivo)

(Divulgação/Arquivo)

Mais de três mil pessoas em Minas Gerais estão na fila à espera por um transplante de órgão. Para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e medula óssea, o Hospital das Clínicas promove neste sábado (24) a 6ª edição da Caminhantes - caminhada pelos transplantes.

O ato começa às 9h, na Praça da Assembleia, e marca as comemorações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Centenas de pacientes transplantados, pacientes em fila de espera, seus familiares, funcionários e equipes médica e multidisciplinar do hospital são aguardados no evento.

Neste ano, além da já tradicional passeata, haverá prestação de vários serviços gratuitos à comunidade, como medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos. 

Haverá também a entrega de mudas de plantas doadas pelo horto florestal para simbolizar a ideia de "renascimento", soltura de balões, apresentações artísticas do grupo de percussão Árvore da Vida e da banda Asas de Minas, da Aeronáutica, e atividades de lazer para crianças oferecidas pelo Sesc.

Números

Considerado o maior centro transplantador do Estado, o Hospital das Clínicas realizou, de janeiro de 2015 a agosto de 2016, 356 transplantes de órgãos, dentre eles: transplantes de fígado, de coração, medula óssea, rim e de córnea. Já nos últimos cinco anos, o hospital realizou 23% de todos os transplantes do estado, seguido pela Santa Casa, com 16%, e pelo Hospital Felício Rocho, com 12% dos transplantes de Minas.

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por