Os belo-horizontinos poderão desfrutar dos atrativos turísticos da cidade por meio de passeios gratuitos entre os dias 8 e 11 de dezembro. A agenda faz parte das comemorações dos 119 anos da capital mineira, celebrado no dia 12 de dezembro. Um ônibus percorrerá os pontos turísticos da cidade, de acordo com roteiro preestabelecido. Segundo a Fundação Municipal de Cultura, o objetivo é promover o conhecimento e a vivência da história, cultura e meio ambiente da capital.

Entre os locais de destaque estão o Mercado Central, a região da Pampulha, praças e mirantes até o chamado turístico cemiterial está incluído. A programação completa pode ser acessada pelo site www.vivabh.ml. “O projeto faz parte do programa de sensibilização turística BH Vai até Você, cujo objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor pela cidade por meio de uma intensa programação cultural, diversas atividades e acesso aos atrativos turísticos, promovendo a preservação e a difusão do patrimônio”, disse Leônidas Oliveira, presidente da Belotur e da FMC.

Passeios turísticos

Os passeios, conduzidos por guias de turismo, terão duração de cerca de quatro horas e serão feitos em ônibus com sistema de som, vídeo e ar-condicionado. Confira os roteiros:

• Dia 8: Turismo Cemiterial (manhã e tarde).

• Dia 9: “Pampulha - Marco do Modernismo e Início de Niemeyer” (manhã e tarde).

• Dia 10: “Síntese de Minas – Mercado Central e entorno” (manhã) e “Museus e Espaços de Cultura” (tarde).

• Dia 11: “Verdes Horizontes e Mercado Distrital do Cruzeiro” (manhã) e “Horizontes da Cidade – praças e mirantes” (tarde).