Estão abertas as inscrições para o mais antigo concurso literário do Brasil. Os interessados em participar do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte deverão fazer o registro, gratuitamente, até 18 de maio de 2015. As obras poderão participar nas categorias conto ou poesia.
 
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. O regulamento do concurso foi publicado no Diário Oficial do Município e está disponível para consulta nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos também estão disponíveis nos endereços citados.
 
As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas via Correios para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte (CEP 30330-240).  
 
As obras que forem habilitadas a participar serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por três especialistas de reconhecido prestígio em cada categoria. As obras vencedoras, bem como as possíveis menções honrosas serão conhecidas até o dia 26 de outubro de 2015.
 
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, Cidade de Belo Horizonte é o mais antigo concurso literário do país. Um de seus principais atributos é o fato de o concurso premiar apenas obras inéditas.
 
* Com PBH