
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta quarta-feira (17), que aguarda novas remessas de vacinas para dar início à imunização do oitavo grupo da campanha (veja lista abaixo), que é formado por trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios médicos privados, ainda não contemplados nas primeiras fases.
Para serem vacinados, os profissionais precisam residir na capital e ter registro ativo no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O CNES é gerenciado pelo Ministério da Saúde e reúne informações sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde.
"É fundamental que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte para que os públicos imunizados sejam ampliados cada vez mais. Com isso será possível melhorar a situação epidemiológica e a pressão na assistência no município. A Prefeitura aguarda informações sobre novas remessas de vacina que serão repassadas para o município por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde", informou, em nota.
Nesta quarta, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou que o Estado deve receber, até abril, cerca de 10 milhões de doses das vacinas contra a Covid.
Vacinação de trabalhadores
Até o momento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinados com a primeira remessa de imunizantes os trabalhadores de 49 hospitais (públicos, privados e filantrópicos), além de agentes de serviços de urgência e emergência (UPA's e SAMU).
Além desses, também estão recebendo as vacinas, segundo o Executivo municipal, os trabalhadores dos 152 centros de saúde da PBH; dos 16 Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM).
Fecham a lista os profissionais que atuam em laboratórios; em clínicas oncológicas e hematológicas; em serviços de hemodiálise; clínicas de imagem; serviços da atenção secundária; atenção domiciliar e de especialidades do SUS-BH, equipamentos da saúde mental e hospital dia.
A prefeitura informou ainda que segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde e que, dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital, pode ocorrer mudança da ordem dos grupos a serem vacinados, assim como alguma fragmentação dentro deles.
Até o momento, a sequência prevista de vacinação é a seguinte:
1 - Trabalhadores de Saúde de hospitais públicos e privados, UPA’s e SAMU (em andamento)
2 - Trabalhadores da Saúde (APS) e de Cersams (em andamento)
3 - Pessoas com 60 anos (ou mais) institucionalizadas (em andamento)
*residentes em instituições de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. Dado: ANVISA.
4 - Pessoas institucionalizadas, com deficiência (em andamento)
*indivíduos a partir de 18 anos, com sequelas que moram em instituições de caráter residencial.
5 - Idosos com 89 anos ou mais (em andamento).
6- trabalhadores que atuam em laboratórios, clínicas oncológicas e hematológicas, serviços de hemodiálise, clínicas de imagem, serviços da atenção secundária, atenção domiciliar e de especialidades do SUS-BH, equipamentos da saúde mental e hospital dia (em andamento)
7 - Idosos de 86 a 88 anos. (em andamento)
8- Demais trabalhadores da Saúde residentes em Belo Horizonte com registro ativo no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)
9- Pessoas de 75 anos e mais; e acamados
9 - Pessoas de 60 e mais
10 - Pessoas com comorbidades
11 - Pessoas com deficiência permanente grave
12 - Pessoas em situação de rua
13 - Povos indígenas e quilombolas
14 - Forças de Segurança e Salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade
15 - Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso
16 - Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
17 - Trabalhadores de Transporte Aéreo
18 - Trabalhadores da educação*
19 - Caminhoneiros
20 - Trabalhadores Industriais
*O grupo de trabalhadores da educação pode ser priorizado de acordo com a reabertura das escolas.
Mais informações sobre a vacinação podem ser vistas no portal da PBH.