A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), informa que a coleta de lixo domiciliar na capital será restabelecida ainda na noite desta terça-feira (29). A decisão foi acertada em reunião realizada nesta tarde entre representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE-MG). Durante a reunião, ficou acordado que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) irá assinar um termo de compromissão adequando técnicas operacionais de segurança dos profissionais de limpeza urbana da cidade.  

Desde a noite dessa segunda-feira (28), a coleta de lixo na cidade foi suspensa devido a uma decisão da Justiça do Trabalho que proíbe garis de serem transportados no estribo dos caminhões.  

Durante todo o dia, ruas e avenidas da cidade ficaram com amontoados de lixo. Pedestres tiveram com dividir o espaço com sacos e papelões que tomavam conta das principais da cidade.

Só no bairro Santa Efigênia, região Leste de BH, a reportagem contou 13 pontos nas ruas Padre Rolim, Ceará, Maranhão, avenidas Carandaí e Bernardo Monteiro, dentre outras vias.

O problema também foi constatado na rua Marechal Bitencourt, no bairro Gutierrez, região Oeste da cidade, onde dezenas de sacos de lixo se acumularam nas portas dos prédios. Em Venda Nova, vários moradores estão indignados com a situação.

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) confirmou que a coleta foi suspensa cumprindo decisão judicial, que proibiu o transporte de garis nas traseiras dos veículos coletores. Em nota, o órgão declarou que precisa de tempo para adequar-se as novas normas e, por isso, tenta derrubar a sentença para que o serviço volte a ser prestado na cidade.

Já a Justiça do Trabalho informou, por meio de nota, que não interditou a coleta dos resíduos sólidos na capital, mas apenas o transporte de garis nos estribos dos caminhões de lixo. Ainda de acordo com a nota, a decisão de interrupção do serviço foi das empresas responsáveis pelo serviço.  

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com as três empresas responsáveis pelo recolhimento do lixo na capital, mas nenhuma das empresas retornou as ligações.

Leia mais:
Ruas de BH amanhecem abarrotadas de lixo
Caminhões de lixo de BH estão proibidos de carregar os garis do lado de fora do veículo