PBH convoca idosos de 79 a 81 anos para 3ª dose da vacina contra a Covid

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
10/09/2021 às 16:16.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:51
 (Marcelo Casal/Agência Brasil)

(Marcelo Casal/Agência Brasil)

Idosos de 79 a 81 anos recebem, a partir da próxima segunda-feira (13), a terceira dose do imunizante contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Conforme informou a prefeitura, só poderão se vacinar aqueles que tomaram a segunda dose da CoronaVac há mais de seis meses. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, o grupo será imunizado com a Pfizer. 

Aqueles que estão nessa faixa etária, mas receberam a AstraZeneca, não devem comparecer aos locais de vacinação, já que completaram o esquema vacinal há menos de seis meses. Por essa mesma razão, os idosos de 85 a 82 anos ainda não foram convocados. 

A aplicação do reforço em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, de 79 a 81 anos, também será iniciada. Para isso, é necessário que o grupo aguarde o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para agendamento do dia e horário. 

A PBH também destacou que, de acordo com o Ministério da Saúde, a terceira dose, para toda a população brasileira, será aplicada, inicialmente, em idosos com 70 anos ou mais. A ampliação para as demais idades será feita de forma gradativa, respeitando o intervalo entre as aplicações, e está condicionada ao recebimento de novas remessas.

Calendário por faixa etária

Na próxima semana, BH imuniza com a segunda dose pessoas de 27, 28 e 55 anos. Antes disso, neste sábado (11), a PBH realiza uma repescagem para todos os públicos já convocados e que, por alguma razão, ainda não compareceram aos pontos de imunização. 

Confira a programação: 

  • repescagem para públicos já convocados e que por alguma razão ainda não compareceram aos pontos de imunização
  • não haverá vacinação
  • dose de reforço para idosos de 81 a 79 anos que já tomaram a segunda dose da CoronaVac
  • segunda dose para pessoas de 28 anos, vacinadas com a CoronaVac. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 28 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 21 de setembro
  • segunda dose para pessoas de 27 anos, vacinadas com a CoronaVac. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 27 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 22 de setembro
  • segunda dose para pessoas de 55 anos. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 55 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 23 de setembro

Locais, horários e o que levar

As pessoas que ainda precisam tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e vão se deslocar aos locais para repescagem neste sábado devem verificar os https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19 no portal da prefeitura, por faixa etária ou grupo prioritário. As informações serão divulgadas após às 20h desta sexta. Já os usuários que precisam concluir o esquema vacinal com a segunda dose podem acessar os locais por tipo de imunizante.

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação, em dias úteis, é das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30, para drive-thru. Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno até às 20h. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru das 8h às 14h.

Para que os moradores possam tomar o reforço, é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Já para a primeira dose, também é preciso apresentar comprovante de residência.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por