PBH cria grupo para discutir revitalização do Mercado Santa Tereza

Hoje em Dia
24/11/2015 às 16:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:04
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Moradores do Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, começam a vislumbrar a reabertura do mercado distrital do bairro, fechado desde 2007. Nesta semana, foi criado um grupo de trabalho, com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da sociedade civil, para discutir o futuro do espaço.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Cultura (FMC), o Executivo reconheceu recentemente a vocação cultural do local, colocando-o sob a responsabilidade do órgão. Apesar de avanços, não há data certa para que o mercado volte a abrir as portas.

Um dos desafios é levantar recursos para a revitalização do imóvel. Segundo o presidente da associação de moradores do Santa Tereza, João Bosco, a prefeitura já sinalizou não ter dinheiro em caixa para o investimento.

Mesmo tendo conhecimento das dificuldades financeiras, ele já idealiza um novo espaço, que alie cultura e gastronomia. “A comunidade quer um teatro no local e uma arena para outros tipos de apresentações. Também sonhamos em uma área voltada para a gastronomia”, detalha.

Outra possibilidade é que, dentro do imóvel, haja um banco, um correio e locais que ofereçam cursos de culinária.

Autossustentável

Para que tantos projetos saiam do papel, também é preciso pensar em uma alternativa para que o Mercado Distrital do Santa Tereza se torne economicamente autossustentável. “Vamos procurar uma saída para que a manutenção desse espaço não demande tanto dinheiro da prefeitura”, explicou João Bosco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por