A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte anunciou a reabertura de licitação para obra no Sistema de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça. A intenção, conforme destacou o Executivo, é diminuir o risco de enchentes na região Nordeste da capital.

Conforme o edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a prefeitura liberará R$ 45.237.337,67 para a obra. O recurso virá do Fundo Municipal de Saneamento (FMS) e do financiamento junto ao Ministério das Cidades.

"Será feita a implantação de canal paralelo à canalização existente no Ribeirão do Onça, iniciando nas proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da CBTU dentro da Estação São Gabriel, numa extensão de 286,96 metros", destalhou a PBH.

Além disso, está projetada a junção com o canal do Ribeirão do Onça e a colocação de vigas de concreto armado, "abraçando" a canalização já existente. A previsão é de que os trabalhos durem aproximadamente 1 ano e seis meses após a assinatura dos contratos.

O interessado em executar a obra deve encaminhar proposta até o dia 9 de agosto.