Entre esta segunda (3) e sexta-feira (7), a Prefeitura de Belo Horizonte realiza atividades e oficinas gratuitas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, que será na quarta, 5. 

As ações são promovidas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e abrangem estudantes da rede pública e para o público em geral. Veja: 

Programação aberta ao público

Segunda-feira – 3 de junho
8h30 às 11h30 – Oficina de marmorização em garrafas
13h30 às 17h – Oficina de marmorização em garrafas
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim

Terça-feira – 4 de junho
8h30 às 11h30 – Oficina de macramê em vidro
15h30 às 17h – Oficina de macramê em vidro
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim

Quarta-feira – 5 de junho
8h30 às 11h30 – Oficina de bloquinho de anotações utilizando disquete de computador
13h30 às 17h – Oficina de bloquinho de anotações utilizando disquete de computador 
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim

Quinta-feira – 6 de junho
8h30 às 11h30 – Oficina de papel artesanal
13h30 às 17h – Oficina de papel artesanal
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim

Sexta-feira – 7 de junho
8h30 às 11h30 – Oficina de laminação de tecido e confecção de envelope
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
13h30 às 17h – Oficina de sacola de banner
Orientação: Mônica Pelucci

Programação para os estudantes

O Centro de Educação Ambiental do Propam (Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Pampulha) vai receber os alunos do 1º ao 3º ciclo das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, nos turnos da manhã e da tarde, com um novo modelo de educação ambiental.  

Também no CEA-Propam, a programação gratuita e aberta ao público vai incluir atividades com papel artesanal e reutilização de materiais que iriam para o lixo. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3277-7422 ou 3277-7419. O CEA-Propam fica na rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, bairro Castelo, na região da Pampulha. Veja atividades estudantis: 
 
- Oficinas de plantio – com o uso de pequenos recipientes reciclados (cascas de ovo ou tubos de papel higiênico).

- Gincana "Xô Mosquito" – apresentação de informações sobre o Aedes aegypti, seu ciclo reprodutivo e como se prevenir ou interromper esse ciclo, organizada pelas equipes da Zoonoses e da Vigilância Sanitária.

- História das embalagens – exposição realizada pela equipe da SLU, que apresenta as embalagens através do tempo, buscando sensibilizar visitantes sobre o desperdício, o consumo exagerado e a necessidade da participação de todos na mudança de hábitos para a preservação ambiental.

- Caça ao tesouro – atividade lúdica em que são apresentados às crianças "tesouros" ou brinquedos feitos com material reciclado, incentivando o reaproveitamento de resíduos.

- Peça de teatro "Os Doze trabalhos" – peça que lança mão de jogos dramáticos divertidos para envolver plateia e artistas de maneira lúdica e didática, promovendo a reflexão sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente, tendo como linha condutora 12 tarefas destinadas aos seres humanos, que devem assumir uma postura diferente em relação ao consumo dos recursos naturais da Terra.