(Ricardo Bastos)
Até 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) receberá recursos de R$ 100 milhões para investir em mobilidade na região Central, na recuperação da Bacia da Lagoa da Pampulha e no saneamento de córregos da cidade. A previsão é que do montante R$ 50 milhões sejam liberados ainda neste ano. O restante será divido em duas parcelas iguais e liberado em 2015 e 2016. Conforme o projeto do Executivo, R$ 34 milhões serão destinados às obras de desassoreamento da Lagoa da Pampulha, R$ 16 milhões para o controle de inundações e tratamento do fundo de vale dos córregos do Navio e dos Joões, na região Leste, com a construção de uma avenida sanitária, e R$ 50 milhões serão aplicados no MobiCentro, projeto de melhoria da mobilidade na área central da cidade. Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a prioridade do MobiCentro será reduzir os tempos semafóricos de 120 para 90 segundos, diminuindo assim o tempo que motoristas ficam presos no trânsito. "Algo semelhante ao que ocorreu nos cruzamentos das avenidas Carandaí e Afonso Pena será feito em múltiplos pontos da cidade. Mas as mudanças serão gradativas para não tumultuar", informou Lacerda. O convênio entre a PBH e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que irá liberar a verba, foi assinado na manhã desta quarta-feira (28). Do total, R$ 75 milhões têm origem em recursos contratados pelo Banco na Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) e R$ 25 milhões são do próprio BDMG. Projeto De acordo com a PBH, na Lagoa da Pampulha o dinheiro será aplicado em obras para minimizar os efeitos das inundações na região, aumentar a capacidade de amortecimento de cheias da represa e também a segurança da população. Os córregos do Navio e dos Joões terão seus fundos de vale tratados e os cursos d’água recuperados. A expectativa é que as obras reduzam os efeitos da inundação na área de confluência dos córregos e de seu entorno e minimizem a proliferação de doenças Já o MobiCentro prevê melhorias de tráfego e de transportes na região Central da capital. Os recursos financiarão a reprogramação dos semáforos, a redução de percursos no Hipercentro por meio de alterações como número de faixas por pista, criação de faixas exclusivas, entre outras ações.