Peças sacras da Capela de São Bento são resgatadas por bombeiros e arqueólogos em Mariana

Hoje em Dia
04/12/2015 às 16:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:13
 (Ministério Público/ Divulgação)

(Ministério Público/ Divulgação)

Quatro peças oriundas da antiga Capela de São Bento, situada em Bento Rodrigues, destruída pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, foram resgatadas nessa quinta-feira (3) por uma equipe do Corpo de Bombeiros e de arqueólogos que estão atuando na área ainda coberta pela lama.

Foram resgatados dois fragmentos da almofada da porta central da igreja, fragmento de escultura de um dos altares, com representação de um anjo barroco, e fragmento de um banco. As peças foram catalogadas e enviadas para a reserva técnica do Museu da Arquidiocese de Mariana, onde permanecerão provisoriamente.

Segundo o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais e integrante da força-tarefa do MPMG, a notícia do resgate de quatro peças que integravam o templo construído em 1718 no primeiro dia das prospecções arqueológicas é positiva, pois sinaliza a potencialidade de que muitas outras sejam encontradas e possam ser reintegradas ao patrimônio cultural de Minas Gerais.

De acordo com Marcos Paulo, "há um registro bastante detalhado do que havia no interior dos templos afetados. Vamos exigir da Samarco a busca, a restauração e a devolução de todo o acervo. Isso deve ser de interesse da própria empresa, pois o que não for encontrado será objeto de cobrança, pelo MPMG, de indenização por danos materiais e morais coletivos.

Nesta sexta-feira, 4, dando cumprimento ao acordo firmado com o MPMG, começam a ser instalados tapumes no entorno das capelas de São Bento e Nossa Senhora das Mercês (Bento Rodrigues) e Santo Antônio (Paracatu de Baixo) para maior proteção dos vestígios. O mesmo será feito na Capela de Nossa Senhora da Conceição, de Gesteira, tão logo seja possível o acesso de veículos ao local.

História do distrito

O povoado recebeu o nome do primeiro descobridor de ouro na localidade, o bandeirante paulista Bento Godói Rodrigues, que foi cabo da bandeira do padre João de Faria Fialho e devassou a região entre Mariana e Caraça em 1697. A Capela de São Bento teve sua construção iniciada em 1718 por João Ribeiro da Silva.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por