Pedestres aprovam e motoristas reclamam de mudanças no trânsito na Praça 7

Sara Lira - Hoje em Dia
11/08/2015 às 09:56.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:18
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

A terceira fase da operação operação 'Trânsito Melhor - Mobicentro' foi executada nesta terça-feira (11). Com a alteração, motoristas que estão no cruzamento das avenidas Afonso Pena ou Amazonas não podem mais virar à direita na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte.

De acordo com o superintendente de Implantações e Manutenção da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, o objetivo é reduzir o tempo de espera para travessia e melhorar o fluxo do trânsito. "O tempo semáforico passou de três para dois, melhorando o tempo para atravessar. E com a proibição de conversão, os motoristas não vão mais fechar o cruzamento na Praça 7", explicou.

Os pedestres aprovaram a mudança. O vendedor Aníbal de Araújo, de 27 anos, acredita que a alteração realmente facilitou para atravessar. "Antes, os carros vinham da Afonso Pena para virar a Amazonas e isso acabava causando atropelamentos, porque era muita gente. Agora tem mais tempo pra atravessar e os riscos serão menores", disse o rapaz, que passa pelo Centro todos os dias.

A auxiliar administrativo Daniele de Paula, de 27, também percebeu melhora. "Tive mais tempo para atravessar e acho que isso foi bom em relação ao que era antes", afirma a jovem que trabalha na região Central e passa pelo local diariamente.

Já os motoristas não ficaram muito satisfeitos. Para eles, a mudança vai piorar o trânsito na região. "Vou ter que dar mais volta se quiser ir para a Amazonas", reclamou o motorista Mateus Puglia, de 24, que descia a Afonso Pena sentido Rodoviária.

O taxista Everson Alves, de 44, também não gostou. "Vou gastar cerca de 10 a 20 minutos a mais para ir para a amazonas sentido Contagem, vindo da Afonso Pena. Isso é ruim", lamentou.

Desde o início da manhã, agentes da BHTrans atuam no entorno da Praça Sete orientando motoristas e pedestres. Faixas, cones e placas também sinalizam sobre a mudança. As alterações não provocaram congestionamento.

Alternativas

Quem está na avenida Afonso Pena e quer ir para a Amazonas:

- Sentido Rodoviária: entrar na rua Espírito Santo, antes da Praça 7.

- Sentido Mangabeiras: entrar na rua Tubinambás, antes da Praça 7, e depois a Curitiba.

Quem está na avenida Amazonas e deseja ir para a Afonso Pena:

- Sentido Praça da Estação: entrar na rua Tamoios, antes da Afonso Pena.

- Sentido Contagem: atravessa a Praça 7 e vira a rua São Paulo à direita.

Mobicentro

Essa é a última mudança do eixo Afonso Pena Hipercentro na operação 'Trânsito Melhor – Mobicentro'. Desde o mês de janeiro, ruas tiveram sentidos invertidos e obras de revitalização foram realizadas.

Na Fase 1, em maio, as ruas Espírito Santo e Tupis – no quarteirão anterior à avenida Afonso Pena – tiveram os sentido alterados. A primeira passa a ser mão dupla. Quem vem da Afonso Pena, no sentido Mangabeiras, pode entrar na rua à direita.

Motoristas que descem a Espírito Santo podem entrar na avenida apenas no mesmo sentido. Ficou proibida a conversão à esquerda e seguir direto na via.
Quem quer voltar para a Espírito Santo após a Afonso Pena ou entrar na avenida no sentido Centro, deve entrar à direita na Tupis – que teve o sentido invertido - e, após, convergir à esquerda.

Já na Fase 2, executada em julho, as ruas Curitiba e Tupinambás que sofreram alterações de sentido. Quem vem da Afonso Pena e deseja entrar na Curitiba deve andar mais um quarteirão e virar à direita na Tupinambás, rua que também sofreu alterações. Antes podia seguir direto para entrar na Afonso Pena. Agora, quem precisa ir para a avenida deve virar à direita na rua Curitiba.

Novas ações

A operação ainda prevê outras alterações no Hipercentro da capital. Uma delas será na Afonso Pena, no cruzamento com a Getúlio Vargas, no Funcionários (Centro-Sul). A rua Cláudio Manoel será um quarteirão fechado e os motoristas que estiverem nela e desejam ir para a Getúlio Vargas deverão entrar antes na rua Piauí.

Mudanças também serão realizadas nas avenidas Amazonas, entre praça Raul Soares e avenida do Contorno e Bias Fortes.

Os projetos ainda estão sendo elaborados e a previsão da BHTrans é que eles sejam executados ainda no segundo semestre.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por