O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira (14) apresenta uma boa notícia sobre o controle da transmissão da Covid-19 na cidade. Pela primeira vez desde maio, todos os indicadores de monitoramento da epidemia na capital mineira estão em nível verde, ou seja, estão controlados.

A redução na taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus é o principal destaque entre os indicadores. Agora, está em 43,9%. Desde o início da divulgação dos dados de monitoramento, em maio, a ocupação de leitos de alta complexidade sempre ficou acima de 50%. No auge da epidemia, na segunda quinzena de julho, ultrapassou a marca de 90%.

Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 se mantém baixa, com 40,6%, enquanto o número médio de transmissão por infectado (Rt) caiu para 0,91 – ou seja, 100 infectados transmitem o vírus, em média, para 91 pessoas.

Confira:

indicadores 14/9

O boletim mostra ainda que Belo Horizonte registrou 37.801 casos confirmados de Covid-19, sendo que 2.621 são de pacientes ainda em acompanhamento (internação ou isolamento domiciliar).

A cidade também registrou 1.121 mortes pela doença, 17 a mais do que havia sido registrado na sexta-feira (11). Entre as pessoas que perderam a vida por causa da Covid, 32 tinham idade inferior a 60 anos e não registravam comorbidade. Quatro eram mulheres e 28 eram homens.

Leia mais:
Novo presidente do STF, Luiz Fux testa positivo para Covid-19