Pelo menos 20 pessoas receberam doses de vacina contra Covid de diferentes laboratórios, afirma PBH

Da redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/07/2021 às 14:21.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:26
 (Fernando Michel/ Hoje em Dia)

(Fernando Michel/ Hoje em Dia)

Depois que um guarda municipal civil de Belo Horizonte denunciou que tomou a segunda dose da vacina contra Covid-19, de laboratório diferente da primeira, na sexta-feira (16), a prefeitura de BH confirmou, que não foi o primeiro caso. Segundo o executivo municipal, pelo menos 20 pessoas teriam recebido doses de diferentes laboratórios.

O guarda civil contou que ao ir ao posto de vacinação, no bairro Betânia, na zona Oeste da capital, ele recebeu imunizante da Pfizer. No entanto, quando recebeu a primeira dose, em abril, a vacina aplicada era da AstraZeneca.

O guarda civil contou que entregou o cartão antes de receber a injeção. No entanto, só durante a aplicação uma das agentes de saúde percebeu o erro.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou em nota que até o momento 20 pessoas teriam recebido doses trocadas na capital. A pasta ainda informa que faz acompanhamento diário dos processos de vacinação e que as equipes são todas treinadas e orientadas para ministrar as doses.

Todos os cidadãos que receberam doses da vacina de diferentes fabricantes deverão ser acompanhados individualmente. "A Prefeitura de Belo Horizonte informa que em situações de aplicações de imunizantes diferentes, a orientação do Ministério da Saúde é acompanhar cada caso, não sendo indicada a aplicação de uma terceira dose de vacina. As situações são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde", afirmou a secretaria, em nota.

Os casos foram comunicados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por