
Pelo menos nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte não registraram mortes em decorrência da Covid-19 nesta semana. O levantamento é baseado nas informações das Secretarias Municipais de Saúde, e indica que a doença vem sendo controlada na Grande BH.
O município da região que está a mais tempo sem mortes pelo novo coronavírus é Itaguara. São 57 dias sem nenhum registro - o último aconteceu em 4 de agosto. Em Caeté, Ibirité e Matozinhos não há mortes pela Covid-19 desde a última semana de agosto.
São Joaquim de Bicas registrou a última morte em 6 de setembro. Pedro Leopoldo e Raposos, em 10 de setembro. Por fim, Sabará e Vespasiano tiveram o último registro mais recente de óbitos pelo coronavírus em 24 de setembro.
Vacinação
A queda no número de mortes é reflexo do andamento da vacinação na RMBH. De acordo com o Painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, cerca de 4 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose do imunizante na região - desses, quase 2 milhões também receberam a segunda dose.
Considerando a primeira parte da imunização, 90% das pessoas acima dos 18 anos recebeu a vacina. Por outro lado, 49% do mesmo público já está com a cobertura vacinal completa, seja pelas duas doses ou dose única.
Confira as datas exatas do óbito mais recente registrado em cada cidade.
- Itaguara - 4 de agosto
- Caeté - 23 de agosto
- Ibirité - 26 de agosto
- Matozinhos - 31 de agosto
- São Joaquim de Bicas - 6 de setembro
- Pedro Leopoldo - 10 de setembro
- Raposos - 10 de setembro
- Sabará - 24 de setembro
- Vespasiano - 24 de setembro