Pelo menos quatro cidades da Grande BH vão exigir de moradores o uso de máscaras

Renata Evangelista e Luciano Dias
portal@hojeemdia.com.br
14/04/2020 às 12:46.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:16
 (Christo Anestev/ Pixabay)

(Christo Anestev/ Pixabay)

Nova Lima, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Santa Luzia. Os quatro municípios, além de localizados na Grande BH, têm mais em comum: vão exigir o uso de máscaras de proteção dos moradores que saírem de casa.

Com a medida, as cidades querem barrar a transmissão do novo coronavírus, doença que já matou pelo menos 27 pessoas em Minas e infectou quase 900. No Sul do Estado, Fortaleza de Minas também adotou regra semelhante. Em Uberaba, no Triângulo, quem não estiver com o equipamento fica impedido de entrar em alguns estabelecimentos.

Em Belo Horizonte, o uso da máscara não é obrigatório. No entanto, a prefeitura está distribuindo 1,5 milhão de unidades para a população mais carente também com a intenção de conter o avanço do vírus nas vilas e aglomerados.

O infectologista Unaí Tupinambás avalia que a adoção das máscaras é válida, mas é enfático em dizer que o distanciamento social não deve ser deixado de lado. "As máscaras não devem ser usadas para suspender o isolamento social. Tem que que ter estas duas medidas: isolamento social e, se for sair, usar máscaras caseiras e sempre lavar as mãos".

O especialista reforça que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso imprescindível.Christo Anestev/ Pixabay
Máscaras caseiras são indicadas para a população

Exigência

Em Nova Lima, as máscaras passarão a ser exigidas a partir de quinta-feira (16). Para não diminuir o estoque de máscaras cirúrgicas que devem ser usadas, principalmente, por profissionais de saúde, a prefeitura recomenda aos moradores a utilização de máscaras caseiras, com duas camadas de pano.

Em Santa Luzia, a medida passará a vigorar na sexta-feira (17). Conforme o executivo, quem estiver sem o equipamento não vai poder usar o transporte coletivo ou entrar em comércios e bancos. Profissionais que fazem entregas em domicílio, taxistas, motoristas de aplicativo, mototaxistas e funcionários da prefeitura também serão obrigados a usar as máscaras.

O equipamento de segurança já é cobrado em Lagoa Santa desde o último dia 10. E, em Pedro Leopoldo, a determinação também já está valendo. No município, quem é flagrando sem as máscaras é orientado a voltar para casa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por