
O período chuvoso em Minas Gerais, que começou em 1º de outubro, já contabiliza cinco mortes, 49 municípios com "danos humanos", 406 desabrigados e 3.872 desalojados, conforme boletim da Defesa Civil estadual divulgado nesta sexta-feira (10).
Por conta dos problemas causadas pelas chuvas, o governo de Minas publicou um decreto hoje determinando situação de emergência em 31 cidades. O governador Romeu Zema (Novo) vai visitar duas delas: Águas Formosas e Machacalis, ambas no Vale do Jequitinhonha.
Na segunda cidade, inclusive, uma cena divulgada nas redes sociais chama a atenção para o caso de um homem que morreu na cidade - de causas naturais -, mas por conta da inundação, agentes funerários não conseguiam fazer a retirada do corpo.
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) December 10, 2021Período chuvoso em Minas Gerais já tem cinco mortes, alagamentos e desabrigados.
Redes Sociais pic.twitter.com/sopWogI1kf
Dois homens foram gravados por moradores carregando um caixão sobre os ombros em meio ao alagamento na região. O caixão estava sendo levado para a cidade de São Pedro do Pampã, distrito de Umburatiba, quando as condições do tempo impediram que a viagem seguisse. Com horas de atraso, o trajeto foi concluído.
O balanço da Defesa Civil completo pode ser acessado neste link.