Peritos vão investigar causa do acidente na BR-356

Alessandra Mendes
amfranca@hojeemdia.com.br
16/12/2016 às 22:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:07

A Polícia Civil vai investigar se a causa do grave acidente envolvendo 24 veículos na BR-356, na altura do Belvedere, foi mesmo um problema no freio de uma carreta. Peritos estiveram no local, e um laudo deve ficar pronto em até 30 dias. De acordo com um passageiro da carreta, o motorista errou o caminho e perdeu o freio após uma descida. Carregado com 30 toneladas de barras e placas de ferro, o veículo arrastou os carros que estavam pelo caminho até bater em um barranco.

“Você precisava ver a cara que ele fez na hora que falou: ‘segura, porque vai bater’. Nossa! Eu fiquei desesperado, mas não tinha o que fazer. A carreta é pesada, veio devagar, mas foi embalando, e o freio não segurou o peso dela”, contou Flávio dos Santos Lopes, de 40 anos, que é sobrinho do caminhoneiro.
“Ele passou e falou: ‘eu acho que era por ali, então vamos ver se eu acho um retorno’. Ele veio pensando em voltar. Não tinha bebido nada. A policial me perguntou se a gente tinha bebido, e eu falei que não. Nós viemos bebendo água e paramos só para tomar café”, relatou Lopes.

Apesar de já estar perto da área proibida para tráfego de veículos pesados, a carreta ainda estava no local onde é permitida a circulação de veículos pesados para fazer o retorno em frente ao BH Shopping. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a documentação da carreta, com placas do Espírito Santo e Rio de Janeiro, está em dia. O motorista, Oseas Alves dos Santos, de 41 anos, ainda será ouvido. Ele não teve ferimentos graves, mas foi levado em estado de choque para o Hospital João XXIII.

Leia mais:
Carreta sem controle arrasta 23 veículos e deixa 10 feridos na BR-356, no Belvedere

VÍTIMAS
Apesar da quantidade de veículos envolvidos, apenas dez pessoas ficaram feridas, nenhuma delas em estado grave. Muitos saíram sem ferimentos, apesar do estado de destruição em que os carros ficaram. 

O taxista Kleider Carvalho, de 46 anos, conseguiu sair pela janela do veículo, onde estavam a esposa e uma passageira. “O trânsito estava lento, e ouvi um barulho alto antes do carro ser arrastado. Na hora pensei que ia morrer”, contou. A mulher dele e a passageira foram socorridas com ferimentos leves.

Parte do táxi ficou em cima de um outro veículo, um Gol que ficou completamente destruído. Dentro dele estavam o motorista e duas mulheres, sendo que uma delas saiu com apenas arranhões. “Eu ganhei na Mega Sena e nasci de novo. Quando olho o carro agora nem consigo acreditar que estava lá dentro”, disse a doméstica Cleide Maria de Moraís, de 38 anos, que pegou uma carona para voltar para casa.

Além de todos os envolvidos no acidente, a polícia ainda vai conferir se a manutenção da carreta estava em dia para tentar entender o que teria provocado o problema nos freios. A capacidade do veículo e a carga também serão conferidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por