Personalidades de risco para o amor

Letícia Alves - Hoje em Dia
18/09/2014 às 07:40.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:14
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Já pensou por que aquela relação que você tanto queria não deu certo? Ou por que foi tão difícil terminar aquele namoro? Esses e outros problemas amorosos podem ser explicados por transtornos de personalidade, segundo a psicanalista Simone Demolinari, que participou nessa quarta-feira (17) de discussão sobre o tema no programa Central 98, da rádio 98 FM.

Demolinari esclareceu os principais aspectos das personalidades paranóide, obsessiva, dependente e histriônica. Segundo ela, é preciso identificar o tipo de companheiro para não cair em uma cilada amorosa.

“Não veja flores onde só tem espinhos”, alertou. Quem sofre com esses transtornos também precisa enfrentar o problema. “É necessário aceitar o feedback da pessoa que está passando por momentos ruins”.

Aquela pessoa que sempre quer estar ao lado do companheiro, faz tudo com ele e até se anula em função do outro pode ser um “dependente”. Uma relação com esse tipo de pessoa fica cada vez mais sufocante, e é difícil de ser finalizada, segundo a psicanalista.

“A pessoa até inventa que está doente para não terminar o namoro”, disse.

RITUAIS

Outro perfil comum é o obsessivo. Aquele tipo de pessoa que tem toda a rotina metodicamente calculada. “Ele tem hora para tudo. Até para o sexo”, afirmou a psicanalista.

Quem checa a vida do companheiro e sempre acha que está sendo passado para trás pode ser um paranóide.

“Já o histriônico adora aparecer”, explicou Simone. O problema, diz, é quando a necessidade de ser o centro das atenções gera problemas para os companheiros. De acordo com a psicanalista, o histriônico costuma exagerar na bebida, subir em mesas nas festas e até beijar outras pessoas na frente do parceiro.

Se você se identificou com um ou outro perfil, não é preciso alarde. Segundo Simone Demolinari, todos podem passar por situações em que um desses perfis aflora. No entanto, a reincidência e frequência dos casos pode, sim, caracterizar um transtorno. Nesses casos, é preciso reconhecer o problema e, até mesmo, procurar tratamento.

O programa

A Central 98 é um programa descontraído com entrevistas, enquetes, debates e música. Vai ao ar toda quarta-feira pela manhã, na Rádio 98 FM.

Na semana passada, a psicanalista Simone Demolinari abordou outros transtorno de personalidade no programa Central 98. Quer saber mais? Clique na matéria abaixo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por