SÃO PAULO - Uma pesquisa sobre planejamento do período menstrual do Datafolha, realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com a Bayer, mostrou que 45% das brasileiras gostam de menstruar.

Foram entrevistadas mais de 2 mil mulheres em oito capitais, incluindo Belo Horizonte, e, do percentual que demonstrou apreciar o período, 39% apontaram como motivo o fato de se sentirem saudáveis quando isso acontece. Para outras 24%, o gostar da menstruação está ligado ao alívio de não estarem grávidas.

Conforme o levantamento, 85% das mulheres entre 18 e 35 anos no Brasil menstruam mensalmente. As demais 15% dessa faixa etária fazem uso de medicamentos ou apresentam complicações na saúde que interromperam o ciclo.

Decisão

A pesquisa ainda apresentou que 89% dessas mulheres se sentiriam confortáveis caso pudessem escolher os dias para mestruar. Assim, disseram 74% delas, teriam mais controle sobre a própria vida, como ter relações sexuais, fazer viagens de lazer ou ir à piscina.

"Mas elas têm a opinião dividida entre a necessidade de menstruar mensalmente e a possibilidade de flexibilizar esse ciclo", observa César Fernandes, presidente da Febrasgo.

(*) Viajou para São Paulo a convite da Bayer