Pessoas acamadas e residentes em casas de repousos de Belo Horizonte, impossibilitadas de se locomover, podem fazer o cadastramento para receberem a vacina contra a gripe em domicílio. O cadastro pode ser feito até o dia 9 de maio no Centro de Saúde de referência do paciente ou pela internet neste link

A vacinação domiciliar é exclusiva para a população que não tem condições de ir aos locais para se vacinar. De acordo com o Ministério da Saúde, se enquadram neste grupo a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.

Campanha

A campanha de vacinação contra a Influenza em Belo Horizonte teve início na última segunda-feira (23, priorizando os idosos, e vai até 22 de maio. Além dos 152 centros de saúde distribuídos pelas nove regionais da cidade, a imunização pode ser feita também nos postos extras montados. 

A partir de 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos estão autorizados a se vacinar na rede pública de saúde. A última fase, que vai de 9 a 22 de maio, tem como meta atender crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identidade. Este ano a população da capital a ser vacinada é de aproximadamente 1,19 milhão de pessoas e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 410 mil pessoas devem ser imunizadas nesta primeira fase da campanha em BH. 

Drogaria Araújo
 
Pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a pandemia do novo coronavírus e de outras doenças, também podem se vacinar contra a gripe em uma das 108 lojas da rede de farmácias da Drogaria Araújo.

Para evitar a aglomeração dos idosos, a aplicação da vacina poderá ser agendada. Basta clicar neste link, selecionar a farmácia mais próxima e escolher um horário. A vacina na Drogaria Araújo ocorrerá de segunda-feira a sábado, de 8h às 14h. Assim como nos postos de saúde, a aplicação é totalmente gratuita.

Leia mais:
Alta demanda 'derruba' site para agendar vacinas gratuitas na Drogaria Araujo
Campanha de vacinação contra gripe não terá dia D de mobilização social
Vacina gratuita contra a gripe também será oferecida em unidade do Sesc