Pipas são responsáveis pela falta de energia para mais de 240 mil consumidores em 2017

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/06/2017 às 16:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:25

Está chegando a época do ano em que as pipas invadem os céus e fazem a diversão das crianças por causa da temporada de ventos. Mas a Cemig alerta que a brincadeira deve ser feita em local aberto e longe dos fios. E as crianças devem estar sempre acompanhadas por adultos. 

Este ano, a brincadeira em área inadequada foi responsável por 663 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, que prejudicaram cerca de 240 mil consumidores, conforme levantamento da empresa de energia. Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram registrados 265 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica. 

E a prática fica ainda mais perigosa com o uso da linha chilena ou do cerol, que causam o rompimento dos cabos de energia, além de causar acidentes graves com as pessoas, especialmente motociclistas.Cemig/Divulgação / N/ASomente nos quatros primeiros meses deste ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram registrados 265 desligamentos provocados

Segundo Demetrio Venicio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados para que não haja risco à segurança e nem ocorram interrupções no fornecimento de energia. “Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la”, orienta.

O engenheiro chama a atenção ainda para o fato de que o uso do cerol pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor e provocar choque elétrico. Além disso, muitas crianças amarram as pipas com arames e fios. “São materiais altamente condutores de energia e que acabam sendo energizados quando tocam os cabos de energia”, explica Demetrio.

* Fonte: Cemig

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por