Os semáforos de Belo Horizonte continuam sofrendo com a atuação de ladrões de fios de cobre. Na tarde deste domingo (1º),  aconteceu mais um episódio, na região central, na Avenida Augusto de Lima com Rio de Janeiro.
 
O indivíduo foi preso em flagrante, sendo, de acordo com informações da Polícia Militar, a quarta vez que ele é levado pelo mesmo motivo, no espaço de um mês.
 
Os furtos de cabos de cobre utilizados nos semáforos de BH dispararam no primeiro bimestre deste ano. Foram 13.805 metros de fiação levados pelos infratores. Número 16 vezes maior em relação ao registrado no mesmo período de 2017.
 
Como consequência, os gastos do município com a manutenção de equipamentos depredados também aumentaram. Mais de R$ 83 mil foram destinados a essa finalidade em janeiro e fevereiro de 2018, contra pouco mais de R$ 12 mil nos dois primeiros meses do ano passado. Um crescimento de quase sete vezes.
 
Para evitar atos de vandalismo, a BHTrans afirma que tem buscado substituir as peças usadas nos semáforos por outras produzidas com materiais menos atrativos como o plástico, que está sendo usado nos focos da sinalização para pedestres.