Após receber uma denúncia, a Polícia Civil resgatou duas cachorrinhas vítimas de maus-tratos no bairro Nova Vista, região Leste de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (10). Quando foram encontradas, as cadelas estavam em situação de completo abandono, muito magras, no meio de um ambiente sujo, com fezes e lixo. 

Cachorrinha

Animais estavam em situação de completo abandono 

O suposto dono dos animais foi ouvido e autuado por maus-tratos, crime previsto no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial, e depois foi liberado. 

AmbienteAlém de não serem alimentadas, as cadelas ficavam neste ambiente

As cachorrinhas "vira-latas" foram encaminhadas para uma faculdade de veterinária parceira da Polícia Civil e, após serem atendidas, estarão disponíveis para adoção. 

A ação da polícia só foi possível por conta da denúncia que gerou uma investigação realizada pela equipe da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes contra a Fauna, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).   

O delegado Bruno Tasca, chefe do Dema, enfatizou a importância de a população denunciar casos de maus-tratos. "É de suma importância que a população denuncie este tipo de delito para que a polícia possa investigar e resgatar animais vítimas de maus-tratos. Não podemos ser coniventes com este tipo de situação. A equipe de hoje realizou um grande trabalho e os cães já estão recebendo os devidos cuidados. É muito gratificante poder ajudar estes seres que, muitas das vezes, são considerados indefesos e fracos," conclui.

Para denunciar, o telefone é o Dique-Denúncia 181. Já sobre as cachorrinhas resgatadas, os interessados em adotá-las devem comparecer ao Dema, na rua Bernardo Guimarães, 1571, 2° andar, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. 

Leia mais:
Envenenamento de nove gatos no Padre Eustáquio é investigado pela polícia
Filhote de macaco-prego mantido em cativeiro em uma casa de BH é resgatado 
Homem é preso após matar filhotes de cachorro na frente da sobrinha de 7 anos, em Caeté