Polícia Militar irá abordar pessoas sem máscaras nas ruas em todo o Estado

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
24/06/2020 às 14:17.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:51
 (instagram/reprodução)

(instagram/reprodução)

O governador Romeu Zema afirmou nesta quarta-feira (24) que a Polícia Militar irá fiscalizar o uso obrigatório da máscara em Minas, além de evitar aglomerações nos municípios mineiros. O anúncio foi feito pelo Twitter no mesmo dia em que o Estado registrou recorde no número de mortes confirmadas por Covid-19 em 24 horas.

Agora, a Polícia Militar irá fiscalizar o uso obrigatório da máscara em Minas. Determinei também que haja a orientação em casos de aglomeração nos 853 municípios mineiros.— Romeu Zema (@RomeuZema) June 24, 2020

Em vigor desde meados de abril, a lei 23.636 prevê o uso do equipamento de proteção em estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, rodoviários e metroviários, instituições de acolhimento de idosos, lotéricas e transporte público e privado de passageiros. A norma, no entanto, não é clara sobre as punições aos que desrespeitarem a medida. 

O porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, major Flávio Santiago, esclarece que os policiais estão sendo orientados a conscientizar as pessoas que forem flagradas sem máscara ou aglomeradas em locais públicos. Não pode haver prisão se não houver uma lei municipal que determine punição para quem não estiver cumprindo essas medidas de prevenção contra propagação do novo coronavírus. 

"Se a pessoa estiver sem máscara, vamos trabalhar para conscientizá-la. Se mesmo assim ela não colocá-la, vamos registrar um boletim de ocorrência, mas não podemos prendê-la, pois não há crime definido em lei anterior que defina. Nos municípios que criaram legislação específica sobre o uso da máscara, aí, sim, a Polícia Militar poderá cumprir o que foi determinado", explicou o porta-voz. 

Neste momento, tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos. O texto foi aprovado em 1º turno e a votação em 2º turno poderá acontecer nesta quinta-feira (25). 

 Anúncio 

Zema também aproveitou sua conta no Twitter para dizer que fará uma live, à noite, para anunciar medidas para o enfrentamento à pandemia. 

Bom dia! Hoje tem live, às 21h, no Instagram. Irei anunciar novas medidas para o enfrentamento do coronavírus no estado. Acompanhe pelo @romeuzemaoficial pic.twitter.com/EOMlZCR0hL— Romeu Zema (@RomeuZema) June 24, 2020
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por