As polícias Civil e Militar de Minas Gerais receberão 107 novas viaturas até o fim da próxima semana. A distribuição dos veículos começou nessa quinta-feira (18) com a Polícia Civil. Foram investidos cerca de R$ 5,7 milhões na compra dos veículos. O objetivo das aquisições é modernizar as frotas das Regiões Integradas de Segurança Públicas (Risps). 
 
A Polícia Civil receberá 59 novas viaturas modelo Pálio, caracterizadas e com compartimento de celas. Os veículos serão distribuídos entre os Departamentos de Polícia Civil de Vespasiano (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba (Triângulo), Lavras (Sul de Minas), Divinópolis (Centro-Oeste), Governador Valadares (Rio Doce), Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Rio Doce), Barbacena (Central), Curvelo (Central), Teófilo Otoni (Mucuri), Unaí (Noroeste de Minas), Pouso Alegre (Sul de Minas), Poços de Caldas (Sul de Minas). Também receberão novas viaturas o Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família e o Departamento de Investigação Antidrogas.
 
Já a Polícia Militar receberá 36 modelos Pálio, com compartimento de cela, e 12 caminhonetes L200. As caminhonetes serão encaminhadas para o Projeto Patrulha Rural, contribuindo para a operacionalização de estratégias específicas de policiamento preventivo nas zonas rurais do Estado.
 
As 36 viaturas tipo Pálio reforçarão a frota do Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), para execução do policiamento na capital e no interior. O Gepar atua na prevenção dos crimes violentos, em especial do homicídio, dedicando grande atenção à prevenção sistêmica ao tráfico de drogas ilícitas. 
 
(*Com Seds)