O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou nesta quinta-feira (30) a ponte sobre o rio Jequitinhonha, que fica na MG-406, em Almenara. Conforme o órgão, já está liberado o trânsito de pedestres, veículos leves e veículos de carga com capacidade de até 24 toneladas.
 
A ponte estava interditada desde o dia 10 de janeiro deste ano para reforço e recuperação na estrutura do pilar danificado, reforma e recuperação nas longarinas e transversinas, troca do aparelho de apoio, nivelamento do tabuleiro, execução de nova junta de dilatação e reforço da fundação.
 
Segundo DER, a sinalização foi reforçada com a instalação de uma sequência de placas de alerta sobre o limite de carga máxima. Além disso, um projeto de aumento da capacidade atual de carga da ponte para 45 toneladas já foi concluído e deverá ser licitado em breve. Contudo, durante a execução das obras não será necessária a interrupção do tráfego de veículos.
 
A ponte sobre o rio Jequitinhonha é uma importante via de acesso a Almenara e região e foi interditada por medida de segurança. Sua estrutura estava abalada por excesso de peso, devido à passagem simultânea de duas carretas carregadas com pedras de granito.