Ponto de ônibus "grudado" joga passageiro no meio da rua

Raquel Ramos - Hoje em Dia
14/09/2013 às 07:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:23

Aparentemente inofensiva, a proximidade entre pontos de ônibus e de carga e descarga coloca em risco, diariamente, milhares de passageiros. Caminhões de grande porte estacionados a poucos metros da parada do coletivo atrapalham a visibilidade dos usuários que, sem alternativa, ocupam a rua para verificar a linha que está chegando.

Quem depende do transporte público conhece bem os locais perigosos. Um deles está na rua Curitiba, esquina com Padre Belchior, no Centro de Belo Horizonte. Acostumado a pegar ônibus ali, o segurança Francisco de Assis Santos acredita que sair da calçada já é “cultural”. Tanto que, mesmo quando não há veículos de carga estacionados, espera o ônibus sobre o asfalto.

“Os motoristas também acostumaram-se a isso. Alguns nem fazem a manobra para parar exatamente no ponto. Preferem pegar os passageiros no meio da rua e quem não fica esperto perde o ônibus”.

A situação se repete na avenida Prudente de Morais, esquina com rua Barão de Macaúbas. O ponto de ônibus fica escondido pelos caminhões que entregam mercadorias em um supermercado no quarteirão.

“Incomoda muito. Sei do risco que corro por estar no lugar errado e já vi motos que passaram raspando em pedestres”, reclama a aposentada Heloísa Helena Roscoe.

Consultor e mestre em engenharia de tráfego, Silvestre de Andrade Filho aponta vários problemas em pontos de ônibus e de carga e descarga “vizinhos”. “Há risco para o pedestre; prejuízo para o motorista, que fica sujeito a punições por parar fora do local certo; e reflexos no trânsito, momentaneamente interrompido para embarque e desembarque de passageiros”.

Em nota, a BHTrans informou que providenciará uma vistoria nos locais indicados para verificar se são necessárias mudanças para melhorar a segurança do usuário.

http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por