Por conta de trincas, concreto da pista do BRT na Cristiano Machado é destruído

Celso Martins - Hoje em Dia
28/05/2013 às 07:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:37
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Mais 20 metros quadrados de concreto do piso da pista do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) começaram a ser destruídos na última segunda-feira (27) pela manhã na avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Ipiranga, região Nordeste de Belo Horizonte.

O Hoje Em Dia mostrou com exclusividade que, no dia 20 de maio, foram arrancados 105 metros quadrados também na Cristiano Machado. Assim como ocorreu na semana passada, trincas que surgiram entre as placas de cimento em alguns pontos da obra são a causa da destruição da última segunda-feira (27).

“O Ministério Público precisa fazer uma investigação para saber quem está pagando a conta desses erros. O dinheiro usado para pagar as empreiteiras é público”, reclamou o advogado Enir Lemos, especialista em processos de licitação.

O consórcio Constran, responsável pela obra, garante que o custo da retirada do concreto não será repassado à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Ainda segundo a empresa, o problema ocorreu em apenas duas placas, mas o tamanho e os custos não foram informados.

Não é a primeira vez que o BRT da Cristiano Machado apresenta problema. No dia 9 de maio, o Hoje Em Dia mostrou que uma estação havia sido destruída, segundo operários, por erro técnico. Porém, de acordo com a PBH, a estrutura era apenas um protótipo.

A prefeitura informou que a retirada das placas de concreto faz parte de inspeção de qualidade. Ou seja, toda vez que surge um problema, a empresa é obrigada a fazer os reparos sem custo para o município.

O BRT da Cristiano Machado está orçado em R$ 52,6 milhões. A obra deve ser concluída em dezembro de 2013. O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte prevê 16 terminais de embarque e desembarque. Eles vão permitir a integração com as linhas municipais e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O trajeto é de 6,2 quilômetros de pista exclusiva para ônibus entre o Túnel da Lagoinha e a Estação São Gabriel. No Centro de Belo Horizonte, serão construídas estações que vão permitir o embarque para o serviço de ônibus da avenida Cristiano Machado e da avenida Pedro I.

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