Portal na internet semeia o verde e ensina como cultivar mudas

Ana Lúcia Gonçalves, Hoje em Dia
30/06/2013 às 09:26.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:36

Entre os principais entraves para a expansão de ações de reflorestamento de áreas degradadas no Brasil está a oferta adequada de mudas de espécies nativas. Atento a esse problema, o Instituto Terra lançou o Portal Semear, primeiro banco de dados on-line do Brasil que reúne informações sobre todo o processo de produção de mudas florestais a partir da semente.


Disponível no endereço www.portalsemear.org, o banco de dados já reúne documentação técnica de 80 espécies nativas de Mata Atlântica, com o passo a passo para a produção de mudas com sucesso. São informações que o Instituto Terra pesquisou e organizou ao longo dos últimos 15 anos, a partir da experiência obtida com o viveiro de plantas nativas que mantém na Fazenda Bulcão, em Aimorés.

Neste período, o Instituto forneceu mais de 4,5 milhões de mudas para os projetos de reflorestamento de Mata Atlântica que desenvolve na região do Vale do Rio Doce. “Nosso objetivo é cadastrar todas as 297 espécies que já produzimos em nosso viveiro, mas com a contribuição de outros parceiros pretendemos atingir a maior diversidade possível disponível na natureza, inclusive de outros biomas”, explicou o engenheiro ambiental Jaeder Lopes Vieira.


Responsável técnico pela supervisão do portal, ele lembrou que além da necessidade de maior produção de mudas, para reflorestar com sucesso é preciso plantar a espécie certa de acordo com o tipo de solo, condições climáticas, relevo e altitude, entre outros fatores ambientais e ecológicos. E o portal preenche essa lacuna, estando ao alcance de todos que quiserem reflorestar.


“O Portal Semear é uma iniciativa pioneira, principalmente considerando a produção de mudas para reflorestamento em áreas degradadas, que exige vasto conhecimento sobre a fisiologia das sementes e de suas especificidades, principalmente quando se trata de Mata Atlântica, dado o grande número de espécies ocorrentes nesse bioma”, observou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por