A Prefeitura de Santana do Riacho, onde se localiza a Serra do Cipó, autorizou a reabertura dos hotéis, pousadas, bares e restaurantes da cidade a partir desta sexta-feira (21), e dos parques  e cachoeiras no dia 1° setembro.

O decreto assinado nesta quarta (19)  pelo prefeito André Ferreira Torres (PTB) estipula algumas regras para a retomada dessas atividades.

No caso dos bares e restaurantes, eles poderão funcionar de 11h às 21h, respeitando medidas de distanciamento e com um limite máximo de seis pessoas por mesa.

Os hotéis e pousadas que têm mais de 10 apartamentos poderão funcionar com 60% da capacidade. Já os estabelecimentos com menos de 10 apartamentos devem respeitar o limite de 70%.

Parques e cachoeiras

Os atrativos turísticos da Serra do Cipó, como parques e cachoeiras, funcionarão entre segunda e sexta-feira, no horário de 8h às 17h. A abertura todos os dias da semana será permitida a partir do dia 21 de setembro.

No restante do município, a reabertura de pontos turísticos será no dia 5 de outubro, com o funcionamento permitido de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 17h. A liberação para a abertura todos os dias será no dia 9 de outubro.

As lojas reabrirão também no dia  1° setembro na Serra do Cipó, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. A partir de 21/9, poderão funcionar todos os dias.

No restante do município, a abertura será permitida no dia 5 de outubro, nos mesmos dias e horários. O funcionamento total será autorizado a partir do dia 19 de outubro.

As áreas de camping serão reabertas em toda a cidade a partir do dia 19 de novembro, sem restrições. 

Covid-19 em Santana do Riacho

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quarta,  Santana do Riacho contabiliza 16 casos confirmados da Covid-19 e nenhuma morte pela doença.

No dia 2 de agosto, temendo um aumento expressivo no número de casos da doença na cidade, a prefeitura determinou o fechamento das atividades não essenciais.