Praça destruída por rejeitos da barragem de Fundão é reconstruída

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/10/2016 às 16:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:27
 ( Leo Drumond/ Nitro)

( Leo Drumond/ Nitro)

A praça Manoel Lino Mol, em Barra Longa, na região Cental de Minas, foi reaberta ao público neste domingo (30). O local habia sido soterrado pelos rejeitos do rompimento da barragem da Samarco de Fundão, em Mariana, também na região Central, no 6 de novembro de 2015. A entrega da praça é uma das etapas da reconstrução da cidade, que tem conclusão prevista para 2017.

A praça foi reconstruída pela Samarco após reuniões abertas entre fevereiro e março para colher as opiniões de crianças, jovens, adultos e idosos. Também participaram comerciantes, agricultores e poder público. Cerca de 200 pessoas participaram desse processo.
 
“A entrega da Praça Manoel Lino Mol não é um motivo para comemorarmos. Estamos cumprindo com os compromissos assumidos de devolver a cidade de Barra Longa à sua tranquilidade”, afirmou o diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho. “Sabemos que ainda há muita coisa para ser feita, como parque de exposições, conclusão de reformas de imóveis e quintais. Caberá, a partir de agora, à Fundação Renova dar continuidade às demais ações de reparação e reforma de Barra Longa”, completou
 
 O conjunto arquitetônico da praça foi complementado com a construção de um deque de 812 metros quadrados, em ecoblock que imita madeira, próximo à margem do Rio do Carmo. O deque recebeu um guarda-corpo e está protegido da erosão por uma parede de rochas (enrocamento) disposta na margem do rio.
 
Toda a área de convivência da praça e do deque ganha o reforço da Alameda Beira Rio, que também foi impactada pelos rejeitos de mineração. A Beira Rio recebeu pista de caminhada, parque infantil e uma academia ao ar livre.
 
Obras
 
Barra Longa tem 90% das obras de reconstrução e reparação concluídas pela Samarco, em um processo que envolveu muito diálogo e participação da comunidade local. As obras de infraestrutura englobaram a reconstrução e reparação de estruturas como ruas, estradas, pontes, escolas, redes de água e elétrica. Foram 4 mil m² de asfalto refeitos na rodovia Edmundo Costa Lana e em trechos da MG-326, e aproximadamente 14 mil metros quadrados de calçamento dentro do município.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por