Cerca de 16 milhões de pessoas vivem com o diabetes atualmente no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para alertar sobre o problema, a regional mineira da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEMMG) promoverá uma série de atividades na praça Juscelino Kubitschek e na avenida Bandeirantes, no Sion, na região Centro-Sul da capital, na manhã do próximo domingo (25).

De acordo com a SBEMMG, a ação - programada para iniciar às 8h e terminar às 13h - envolverá equipe multidisciplinar com 30 profissionais para aferição da glicose e orientações sobre os níveis de colesterol com distribuição de material informativo. 

Além disso, os médicos explicarão sobre os riscos do colesterol alto e a importância do diagnóstico precoce. Ainda segundo a entidade, os pedestres serão surpreendidos com centenas de balões azuis de gás, espalhados pelos locais e ações com bambolês azuis.  

A atividade lembra o Dia Mundial do Diabetes, realizado no último dia 14, com campanha pública pela prevenção da doença. O diabetes é considerado uma epidemia global, apresentando um crescimento de 61,8% nos últimos 10 anos, conforme a OMS.