Praia da Estação volta ao "local original" após religamento de fontes

Letícia Alves – Hoje em Dia
12/10/2015 às 14:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:01
 (Luiz Costa/Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Hoje em Dia)

Depois de mais de um ano com fontes desligadas e o reforço de caminhões pipa, a tradicional Praia da Estação contou com o refresco do equipamento público na edição comemorativa do Dia das Crianças, realizada na tarde desta segunda-feira (12).

O evento reuniu milhares de pessoas com um repertório diversificado, de funk a forró, além do tema da edição, a música da Xuxa Ilarilariê, que contagiou a criançada nos anos 90.

Com o retorno da fonte, a praia reforçou o caráter de protesto, segundo os organizadores. “É um resgate intenso da prática dos encontros em locais antes utilizados pra mero vislumbre, além do questionamento da qualidade da atual gestão”, afirmou na página do evento Brenditos Santos, uma das lideranças do praia.

Pressão

No sábado passado (3), os banhistas ocuparam a Praça da Savassi em protesto contra o desligamento das fontes. Na mesma semana de divulgação do evento, os equipamentos foram religados pela prefeitura. Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) foi feita a impermeabilização dos tanques de água e todo o sistema elétrico e os motores foram substituídos para que voltasse a funcionar na quinta-feira (1).

Para o físico Daniel Guedes, de 32 anos, o religamento não foi coincidência. “Só quando importunamos uma classe é que a prefeitura cedeu”, disse.
A manifestação surgiu em 2010 justamente como forma de protesto contra um decreto que proibia a realização de eventos na praça.

Pela terceira vez no evento, a estudante Luiza Maximino, de 19 anos, considerou muito melhor o evento com as fontes em funcionamento. "É incrível. Parece que foram feitas para isso. Quando fomos para a Savassi, eles religaram e ficou muito claro que querem impedir". 

Conheça um pouco mais da história da Praia da Estação: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por